INTERNET

NIC.br libera 56 domínios de cidades

A Campanha Cidades.br gerou domínios .rio, .sampa, .poa, entre outros.

19 de janeiro de 2018 - 13:53
A Campanha Cidades.br gerou domínios .rio, .sampa, .poa, entre outros. Foto: Pexels.

A Campanha Cidades.br gerou domínios .rio, .sampa, .poa, entre outros. Foto: Pexels.

Com o anúncio do DPN do Rio de Janeiro – "rio.br", o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios ".br", encerra a Campanha Cidades.br. 

Com a iniciativa foram criadas 56 opções de categorias (DPNs) relacionadas a cidades brasileiras, entre elas "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br", as mais populares até o momento. 

A campanha promoveu durante sete meses uma chamada de sugestões, onde recebeu mais de 10 mil contribuições sobre nomes e apelidos para representar os municípios.

Mais de 40 mil domínios com nomes de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o ".br" que não são ".com.br". 

"Dezesseis cidades estão entre os 50 maiores Domínios de Primeiro Nível (DPNs/categorias) sob o '.br', superando categorias já tradicionais. Ficamos satisfeitos que os brasileiros tenham recebido a campanha com entusiasmo e que possam associar seus interesses às cidades natais ou adotivas", afirma Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

A iniciativa tem impacto maior para empresários, profissionais liberais e prestadores de serviço, que podem registrar domínios como: "meunome.jampa.br", "minhaempresa.bsb.br", "minhaideia.campinas.br", entre outras inúmeras opções para cada uma das 56 localidades.

Com mais de 3,9 milhões de domínios ".br" registrados, o NIC.br disponibiliza mais de 120 categorias, incluindo os já mencionados domínios de cidades, além dos que são destinados a pessoas físicas (por exemplo, "blog.br", "wiki.br"), profissionais liberais ("eng.br", "adv.br", entre outras), pessoas jurídicas ("tv.br", "tur.br", por exemplo) e genéricos, sendo o "com.br" o mais popular, com mais de 90% da base de registros.

Recentemente foi adicionado um recurso no formulário de solicitação de registro de domínios ".br" possibilitando, já no cadastro, o redirecionamento de página.