LIGAÇÕES

Nomo terá operação em Recife e Curitiba

MVNO da Algar vende planos de telefonia móvel similares às plataformas de streaming.

07 de novembro de 2025 - 07:50
Curitiba, uma das cidades a ter operação da Nomo - Foto: Depositphotos

Curitiba, uma das cidades a ter operação da Nomo - Foto: Depositphotos

A Nomo, braço de telefonia móvel da Algar Telecom, irá expandir seu serviço digital de telefonia para as cidades de Curitiba e Recife.

Funcionando sob o modelo de operadora virtual móvel (MVNO, na sigla em inglês) e voltado para o público pessoa física, a Nomo passa a atuar nessas regiões com os serviços de 5G, eSIM e roaming internacional, em parceria com a Airalo.

A Nomo atualmente utiliza mais de uma rede para estabelecer sua conexão e está interconectada com as redes da Algar e da TIM para oferecer cobertura de internet e ligações aos clientes.

Sua operação será controlada pelo Brain, centro de inovação fundado pela Algar, empresa de TI e Telecom do Grupo Algar, que liderou o desenvolvimento técnico e estratégico da solução.

Fundada em 2021 por executivos ligados ao mercado financeiro, mais precisamente da Stone, a empresa foi criada com o objetivo de ser 100% digital, nos moldes das fintechs.

A contratação dos planos e serviços da empresa é realizada por meio de um aplicativo e somente com cartão de crédito, de forma similar às plataformas de streaming Spotify e Netflix. Dessa forma, o cliente pode alterar o plano a qualquer momento.

Sem infraestrutura própria, a Nomo iniciou suas operações com sinais de antenas e torres da Telecall, representante da Vivo, atuando em cidades do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Matão, entre outras.

Em março de 2024, ampliou suas operações para cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Passo Fundo e Caxias do Sul, e, posteriormente, para o Rio de Janeiro.

Há 70 anos no mercado, a Algar Telecom oferece internet por fibra óptica, celular, serviços de voz, dados e tecnologia da informação, incluindo serviços de cloud e segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas. 

No total, são mais de 1,3 milhão de clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C), com mais de 132 mil km de fibra óptica em 372 cidades de 16 estados e do Distrito Federal. São mais de 4,5 mil colaboradores, sendo 1,4 mil da força de vendas.