SEGURANÇA

Novus aposta em disaster recovery com Adentro

Gaúcha de automação industrial contratou 10TB de nuvem privada da Pure Storage.

23 de maio de 2024 - 13:47
Paulo Junior Lopes, gerente de Tecnologia da Informação da Novus. Foto: divulgação.

Paulo Junior Lopes, gerente de Tecnologia da Informação da Novus. Foto: divulgação.

A Novus, uma das maiores empresas do setor de automação industrial no país, adotou a solução de disaster recovery da Pure Storage, empresa americana de TI que fornece serviços de armazenamento de dados, em um projeto conduzido pela Adentro, parceira porto-alegrense da multinacional.

Segundo Paulo Junior Lopes, gerente de Tecnologia da Informação da Novus, a companhia realizou investimentos relevantes em sua infraestrutura, mas ainda era necessário evoluir em segurança. 

“Precisávamos investir na replicação de dados e contar com uma solução de DR completa. Internamente, com a nossa equipe, adotamos soluções provisórias que não suportavam a evolução das tecnologias e boas práticas de segurança. Com o passar do tempo, estaríamos sujeitos a riscos que não podemos correr”, conta Lopes. 

Para isso, a busca de um parceiro teve como principal requisito técnico possuir o armazenamento da Pure Storage, mesmo fabricante adotado na infraestrutura da Novus.

A solução de disaster recovery foi contratada em janeiro deste ano, englobando uma nuvem privada de 10TB. Desde então, já foram realizados testes e uma prova de conceito (POC, na sigla em inglês), segundo a empresa, com resultados positivos. 

“Optamos pelo link Full Duplex, com suporte replicação NOC 24/7, velocidade de 200 Mbps, sistema de mitigação de DDoS e borda composta por quatro operadoras”, detalha Roberta Goulart, account manager da Adentro.

A partir de agora, a expectativa  da Novus é de maior facilidade e agilidade em termos de segurança e recuperação de dados. 

“A replicação garante a disponibilidade e a consistência dos nossos dados, o que nos auxilia no compliance com a LGPD diante de diversas possibilidades de falha e de risco, como erro humano, ataques de ransomware, desastres naturais e até problemas físicos em um servidor. É um grande passo para a Novus e para a nossa continuidade de negócios”, avalia Lopes.

Uma das pioneiras do setor eletroeletrônico gaúcho, fundada em 1982, a Novus fabrica instrumentos eletrônicos para controle, registro, aquisição e supervisão de processos industriais nos segmentos de automação.

A empresa está presente em mais de 60 países através de uma rede de 200 distribuidores e possui escritórios de vendas no Brasil, Argentina, Estados Unidos e França. 

Em 2018, a Novus inaugurou sua nova sede com 5 mil metros quadrados no Parque Canoas de Inovação, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Já a Adentro é um provedor de serviços em nuvem e integrador de soluções em tecnologias presente em três data centers no país, sendo dois no Rio Grande do Sul e um em São Paulo.

A empresa atua no mercado desde 2012 com certificações e parcerias de grandes fornecedores globais, como Pure Storage, Veeam, Cisco e Fortinet. Entre os seus mais de 1,6 mil clientes, estão nomes como Gente Seguradora, Faculdades QI, Emater, Sulgás e Fruki.

A Pure Storage, por sua vez foi fundada em 2009 e figura na Bolsa de Valores de Nova Iorque, com faturamento de US$ 1,6 bilhão e mais de 7 mil clientes no mundo. No Brasil, tem escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.