
Foto: divulgação.
O Clube de Regatas do Flamengo adotou a plataforma SAP Ariba, de gestão de compras, com a NTT Data, multinacional japonesa de serviços e consultoria de tecnologia da informação.
Marcela Mello, gerente de Contratação de Bens e Serviços (CBS) do Flamengo, conta que o clube buscava uma ferramenta para profissionalizar a área de gestão de suprimentos desde 2019. Com a solução, agora tem mais transparência e rastreabilidade.
“Ganhamos em controle de processos, uma vez que todos os passos rodam na plataforma. Além disso, lançamos concorrências mais justas, pois a solução conecta milhões de parceiros comerciais em todo o mundo ao SAP Business Network”, destaca Mello.
Na prática, o SAP Ariba compreende desde a solicitação até o pagamento, incluindo sourcing, e-procurement, gestão de contratos e catálogos eletrônicos, automação do processamento de faturas e análise de gastos.
Além disso, a plataforma conta com a gestão de fornecedores, permitindo encontrá-los, qualificá-los e colaborar com eles.
Segundo a NTT, o clube carioca é o primeiro do Brasil a implementar a plataforma.
"Este é o terceiro projeto SAP que tocamos junto com a NTT Data. É uma excelente parceria, com muita proatividade e apoio. Essa colaboração entre o Flamengo, a NTT Data e a SAP tem sido fundamental para impulsionar a modernização e a eficiência operacional do clube", conta Simone Souza, analista SAP do Flamengo.
O clube utiliza sistemas de gestão da SAP desde 2018, quando a implementação foi feita com a multinacional francesa Atos.
Em março de 2023, o Flamengo migrou para a última versão do SAP S/4 Hana na nuvem, que já apoiava a equipe de gestão de suprimentos. Com a migração, o número de processos rodando na plataforma aumentou em 33%.
O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 1895 para disputas de remo e se tornou um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, principalmente através do futebol.
Atualmente, o time carioca está em primeiro lugar tanto no ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quanto na tabela do Brasileirão.
No mercado desde 1988, a NTT Data é uma empresa global de serviços de TI com sede em Tóquio, no Japão. Parte do NTT Group, a companhia realiza consultoria, soluções industriais, serviços de processos de negócios, modernização digital e de TI e serviços gerenciados.
Presente em 58 países, conta com 20,5 mil colaboradores e registrou receita de US$ 30,16 bilhões no último ano.