OTN

Oi amplia velocidade em backbone

Objetivo é de ampliar em até 57 vezes a capacidade de transmissão de dados em sua rede.

25 de fevereiro de 2015 - 16:14
Oi adota tecnologia OTN para backbone. Foto: divulgação.

Oi adota tecnologia OTN para backbone. Foto: divulgação.

A Oi iniciou a implantação de uma nova tecnologia em sua rede, com o objetivo de ampliar em até 57 vezes a capacidade de transmissão de dados em seu backbone de fibra óptica.

O projeto, de valor não divulgado, se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100GB que cobrem uma extensão de 30 mil quilômetros de rede e atendem 12 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Teresina e Brasília.

Com a nova infraestrtura, cujos componentes foram adquiridos com a multinacional Alcatel-Lucent, a Oi se torna a primeira operadora na América Latina a adotar circuito de 100GB em mais de 30 mil quilômetros de backbone, uma das maiores extensões de rede com esse porte no mundo.

Segundo destaca a operadora, a nova rede permitirá velocidades de até 23Tbps (terabytes por segundo). Entretanto, o projeto vai expandir inicialmente em dez vezes a capacidade de transporte de dados da rede da Oi, que passará a ser de 4Tbps.

Com a nova tecnologia, cujo projeto de implementação deve ser concluído até o fim do primeiro semestre de 2015, a Oi poderá expandir sua capacidade sempre que necessário, podendo ser ampliada em até 57 vezes.

"Além da ampliação da capacidade de transmissão de dados, a nova tecnologia aumentará a segurança e a qualidade do fornecimento dos serviços de telecomunicações da Oi aos seus clientes, ao assegurar três caminhos distintos de conexão na rede da companhia", destacou a operadora em nota.

Com essa nova capacidade de rede, a Oi está pronta para atender pelos próximos anos ao crescimento de demanda por serviços de telecomunicação junto a clientes físicos e corporativos, principalmente no uso de dados.

Segundo dados da Frost & Sullivan, no mercado de clientes físicos a empresa teve um crescimento de 27% no terceiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período de 2013.

No segmento corporativo (B2B), a Oi foi a operadora que mais cresceu em dados em 2013, com um aumento de 83%. Com a conclusão do projeto, a companhia espera transmitir sinais de vídeo 4K/8K e prover diversos serviços inteligentes e criptografados para clientes corporativos, entre outras iniciativas.