O Oi Futuro apresenta o FILE Rio 2012, evento que envolve linguagem eletrônica e arte, que ocorre entre 10 de abril e 13 de maio, no centro cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63), no Rio de Janeiro.
Durante a exposição, que agrega projetos ligados à arte eletrônica, tais como aplicativos, machinimas e arte sonora, haverá instalações temáticas. Entre elas, “ADA – escultura cinética interativa analógica”, onde o visitante interage com um globo transparente flutuando na sala, com pontas de carvão que deixam marcas nas paredes, teto e piso.
Outra instalação em destaque é “Elucidating Feedback”, que demonstra a criatividade inerente ao ato de observar, com o uso de um equipamento que lê as ondas cerebrais. Com o artefato, quanto mais o visitante se concentra na instalação, mais suas características audiovisuais são alteradas. A ideia é ilustrar como o espectador cria o ambiente que observa a partir de sua concentração.
Haverá também um symposium gratuito, com início às 14h, na terça-feira, 10 de abril, sobre arte interativa e arte sonora.
Desde 2000 o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – constitui uma plataforma interdisciplinar para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias.
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social.
Para mais informações e inscrição no symposium acesse aqui.
ARTE E INTERAÇÂO
Oi Futuro: arte e tecnologia no RJ
09 de abril de 2012 - 10:23