OJO EN EL EXTRANJERO

Oportunidades de TI na Colômbia em evento


20 de abril de 2012 - 11:34

A Proexport Colômbia, entidade focada na atração de investimentos e fomento ao turismo no país, promove na quinta-feira, 26, o Seminário sobre Zonas Francas, em Porto Alegre.

O evento ocorre das 8h30 às 12h no Sheraton, e também contará com rodada de negócios e reuniões individuais pré-agendadas entre os participantes.

Para participar, as empresas devem entrar em contato com a entidade pelo e-mail saopaulo@proexport.com.co, ou pelo telefone (11) 3171-0165.

Conforme Carlos Rodríguez, diretor comercial da Proexport no Brasil, o evento também será realizado em São Paulo, na terça, 24.

Os esforços no país são para fomentar as exportações para a Colômbia, reforçando especialmente as chamadas Zonas Francas, nas quais o país latino tem investido desde 2005 para atrair empresas interessadas em operar com incentivos fiscais.

Entre os incentivos, o corte de 33% para 15% no Imposto de Renda é o que mais chama a atenção.

O gestor também destaca acordos comerciais que garantem isenção ou abatimento de impostos nas exportações de companhias estabelecidas na Colômbia para mercados como EUA, Canadá, Chile, Suíça, membros do Mercosul e outros.

Tratativas com União Europeia, Japão, Coreia do Sul e Panamá também estão em andamento, afirma Rodriguez.

No Brasil, estão na mira empresas de vários setores, com destaque para TI, agroindústria, autopeças, material de construção, têxteis e siderurgia.

Na TI, Rodríguez afirma que a Colômbia oferece mão de obra “relevante” e uma rede de telecomunicações avançada.

“Cerca de seis fábricas de software brasileiras já se estabeleceram na Colômbia”, afirmou em entrevista à Revista Amanhã.