SOFTWARE

Padtec adota B1 com Ramo

Empresa também apostou em extensões para o ERP e  migrou para a nuvem da AWS.

19 de setembro de 2024 - 11:08
Carlos Raimar Schoeninger (Foto: Divulgação)

Carlos Raimar Schoeninger (Foto: Divulgação)

A Padtec, fornecedora global especializada em transmissão óptica, adotou o Business One, software de gestão para pequenas e médias empresas da SAP, em um projeto desenvolvido pela Ramo Sistemas, parceira da multinacional alemã no Brasil.

Antes, a empresa enfrentava desafios para gerenciar seu crescimento e otimizar seus processos críticos. 

Entre eles, estavam problemas de lentidão, instabilidade e dificuldades de integração, que impactavam negativamente suas operações.

A transição para o B1 proporcionou a centralização das informações, além da otimização dos processos. 

Segundo a organização, o sistema conferiu uma visão em tempo real dos indicadores de desempenho, facilitando a tomada de decisões estratégicas e aumentando a agilidade das atividades.

Outro benefício foi a automação de tarefas como a emissão automática de notas fiscais e a implementação de portais de identificação por radiofrequência na produção.

Com isso, foi possível reduzir o tempo dos processos e aumentar a confiabilidade das informações, garantindo um controle mais preciso e eficiente. 

Para completar o projeto, a Padtec optou por migrar para a nuvem da AWS, a fim de  adicionar camadas de segurança e reforçar a proteção dos dados críticos da empresa. Mais de 100 usuários da Padtec tiveram um aumento na autonomia e produtividade nesta etapa.

 “O Business One se mostrou um aliado estratégico, proporcionando visibilidade em tempo real sobre os indicadores de desempenho do negócio. Passamos a monitorar com precisão o andamento dos projetos, fluxo de caixa, estoque, produção e a identificar oportunidades de melhoria. Além disso, a automação de processos resultou em maior eficiência, permitindo que a equipe se concentre no desenvolvimento e na adoção de novas tecnologias”, afirma Gustavo Peron, gerente de TI da Padtec.

Dentre as áreas beneficiadas, a administração ganhou um controle contábil e fiscal menos burocrático.

Já a equipe de engenharia também utiliza a ferramenta para gerenciar projetos, controlar custos e garantir a entrega dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.

Na produção, a evolução foi significativa com a implementação do extensão ProcessForce, da Computec, empresa polonesa de software de gestão, parceira da SAP.

A solução permitiu à equipe da Padtec controlar no sistema diversas particularidades dos produtos, que antes possuíam controles paralelos.

Já a Padtec nasceu em 2001 como uma spin-off dos laboratórios de comunicação óptica do CPQD, que fornece soluções para transmissão óptica baseadas na tecnologia DWDM. 

Com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, a empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Buenos Aires, Bogotá e Estados Unidos.

A Ramo foi fundada em 1982 e trabalha com a linha Business One desde a introdução do produto no país, em 2006. Em 2012, a empresa se tornou uma Master VAR da SAP, o que significa que ela pode cadastrar e treinar revendas. 

Sediada em São Paulo, a companhia emprega mais de 130 funcionários e conta com 170 parceiros, além de uma base de cerca de 700 clientes SAP no Brasil, 15 unidades de negócios e cinco filiais estabelecidas no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Centro-Oeste (DF e GO), ABCD (SP), além de 270 parceiros em todo o Brasil.