
Rogério Rodrigues, executivo de TI conhecido no mercado gaúcho, emocionou os participantes do Esperansap Day em Porto Alegre nesta terça-feira, 29, com uma palestra sobre mudança de rumo.
O profissional escapou de um AVC hemorrágico enquanto se preparava para decolar em um voo na capital gaúcha em abril de 2010, rumo ao IT Fórum, em São Paulo.
Após dois meses hospitalizado, parte deles em coma, Rogério voltou para casa e desde então tem surpreendido a comunidade de TI gaúcha com a sua força de vontade e gradual recuperação.
O AVC de Rodrigues afetou a área esquerda do cérebro, responsável pelas funções relacionadas à linguagem, mas após meses de sessões com fonoaudiólogo, ele foi capaz de conduzir com clareza uma apresentação de 30 minutos sobre as diferentes fases de sua reabilitação para os CIOs presentes no Esperansap Day.
“Acupuntura, fisioterapia e fonoaudiologia são as coisas que estão no meu roadmap no momento”, brincou Rodrigues, fazendo uso da presença de espírito que o tornou o palestrante disputado em eventos de TI antes do AVC como CIO de empresas como Zaffari, Colombo e Avipal.
Durante sua apresentação, Rodrigues, acompanhado pela mulher e filha na primeira fila do auditório, destacou o papel dos amigos e da família na sua recuperação, que incluiu nos últimos meses participações nos eventos do GU-CIO da Sucesu-RS.
Se algo atrapalhou – o que também é uma questão de ponto de vista - a apresentação de Rodrigues, foi a emoção.
O executivo ficou com a voz embargada ao falar dos profissionais que o ajudaram até o momento na recuperação - nesse tipo de caso, a rapidez no atendimento faz a diferença entre a vida e a morte - e também ao falar da sua determinação em ganhar sua vida de volta de um mal que é hoje a primeira causa de mortes no Brasil:
“Eu vou voltar”, resumiu Rodrigues, aplaudido de pé pelos participantes.