
Dentro de dez anos, os cargos mais demandados na área de TI não exigirão necessariamente conhecimento técnico, dando prioridade à capacidades focadas em gestão.
É o que indica uma pesquisa do IDC, segundo a qual, em 2020, executivos de quase todas as áreas das empresas terão domínio sobre recursos tecnológicos, o que fará daqueles com capacidade de, por exemplo, interpretar volumes enormes de dados, dominar técnicas de segurança e gerenciar questões críticas em sistemas ícones de suas profissões.
Confira, abaixo, a lista das profissões de maior futuro na área de TI, segundo a pesquisa, divulgada pelo ComputerWorld:
1. Análise de dados
Em 2020, o volume de dados gerados anualmente estará na casa dos 35 zettabytes, ou 35 milhões de petabytes - o suficiente para construir uma torre de DVDs alta o bastante para chegar até a lua e voltar.
A demanda por profissionais capacitados para depurar este volume de informações será igual à estabelecida por pessoas habilitadas para cooperar com unidades de negócios na definição da natureza dessas informações.
Esse profissional, híbrido de tecnólogo e profissional de negócios, terá excelentes conhecimentos acerca dos processos e das operações comerciais, indica a consultoria.
2. Avaliação de riscos
A gestão de riscos deverá apresentar alta demanda em toda a década de 2020, especialmente quando as empresas se depararem com ambientes cada vez mais complexos de TI.
Assim, as contratações vão mirar profissionais com capacidade de prever e reagir aos desafios criados por estes ambientes.
3. Robótica
Em dez anos, robôs exercerão cada vez mais tarefas. E aí estará uma grande oportunidade para profissionais de TI com especialização na criação e gestão destas máquinas.
4. Segurança da informação
Com mais e mais pessoas conectadas, a proteção de informações e a garantia de privacidade serão ativos muito valiosos. Desta forma, profissionais desta área estarão em alta no mercado.
5. Administração de redes
A administração de redes e a gestão da transmissão dos dados serão os cargos mais buscados para o departamento de TI em 2020. Porém, à medida que as organizações buscarem alternativas para reduzir os custos fixos com a folha de pagamento, vão contratar esses serviços de consultorias externas.
Assim, o profissional de sucesso será aquele que, no departamento interno, souber explicar como usar as tecnologias.