.jpg?w=730)
Foto: Pexels
Uma pesquisa realizada pelo C+R Research, centro de pesquisa americano especializado em negócios, revelou que a maioria dos consumidores não sabem quanto gastam mensalmente com assinaturas.
Conforme o site Business Insider, os usuários costumam subestimar seus gastos mensais. Quando questionados, a média das estimativas foi de US$ 86, enquanto o gasto real foi de US$ 219.
Trinta por cento dos entrevistados erraram entre US$ 100 e US$ 199 em suas estimativas.
Com mil consumidores entrevistados entre 22 de abril e 2 de maio, a pesquisa revelou que 74% disseram que é fácil esquecer que são cobrados por serviços de assinatura mensal recorrente e 72% deles optaram pelo pagamento automático.
Já 31% disseram que a assinatura de telefones celulares é o serviço mais esquecido, seguido por internet, televisão, filmes e streaming.
No Brasil, o cenário pode ser o mesmo. De acordo com o site Tudo Celular, a pesquisa “Como os brasileiros consomem assinatura”, realizada pela Vindi, revelou que entre mil consumidores entrevistados, metade assinam entre 6 a 10 serviços.
O estudo revelou que 69% gastam mais de R$ 100 com assinaturas e mensalidades, enquanto o percentual dos que gastam mais de R$ 300 é 2,8 vezes maior do que o do público que gasta até R$ 50.