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Foto: Pexels.
A Uber anunciou a abertura de 100 novas vagas para engenharia, buscando mais do que dobrar a sua equipe de tecnologia no Brasil este ano.
As posições são destinadas principalmente para a equipe focada em desenvolvimento de soluções para pedidos por meio da plataforma, em especial o serviço que permite aos usuários realizar compras de mercado e em outros varejos.
As funções ficarão baseadas no o Uber Campus, nova sede da empresa no Brasil, em Osasco, mas os profissionais podem escolher entre o modelo de trabalho híbrido ou totalmente remoto. As ferramentas e os projetos desenvolvidos serão de aplicação global.
O processo seletivo está com inscrições abertas para profissionais de todo país e será totalmente on-line.
“Estamos em busca de talentos de todas as partes do Brasil, com diferentes formações, de diferentes universidades e perfis diversos para que tenhamos condições de encontrar soluções realmente criativas e inovadoras", detalha Pamela Chusyd, gerente de recrutamento da Uber para a América Latina.
Com as contratações, a companhia pretende que o seu Centro de Tecnologia no país salte de 100 para 250 profissionais. No início de 2022, outras 50 vagas já haviam sido anunciadas.
O anúncio para o Brasil é uma exceção à estratégia global da empresa. Nesta semana, o CEO Dara Khosrowshahi enviou um e-mail para os funcionários pedindo para pisarem no freio no quesito despesas, com menção explícita ao assunto contratações.
Conforme a rede americana CNBC, a mensagem diz que a companhia vai começar a economizar dinheiro e passará a tratar a contratação de novos funcionários como um privilégio, sendo ainda mais rígida em relação aos custos em geral.
Segundo o site NeoFeed, a Uber registrou lucro em sua operação no último trimestre do ano passado, depois de anos com resultados negativos. Mas isso não se repetiu no período seguinte e a empresa terminou o primeiro trimestre de 2022 com prejuízo de US$ 5,9 bilhões.
Avaliada em pouco mais de US$ 48 bilhões, a americana viu seu valor de mercado cair quase 40% desde o começo deste ano.
Outras gigantes de tecnologia, como a Meta (do Facebook) e a Netflix, recentemente anunciaram medidas semelhantes em relação a contratações.
A aposta no Brasil começou há cerca de dois anos, quando a companhia abriu em São Paulo seu primeiro centro de desenvolvimento tecnológico na América Latina, com foco inicialmente em segurança e investimento de R$ 250 milhões previsto para cinco anos.
Hoje, o espaço conta com seis áreas de tecnologia, compostas por times de engenharia, UX, produto e dados.
Os outros centros de tecnologia da Uber estão nas americanas Louisville, Nova York, Palo Alto, Pittsburgh, São Francisco e Seattle; nas europeias Amsterdã, Paris, Sofia e Vilnius; e nas indianas Bangalore e Hyderabad.
No mundo, a empresa conta com mais de 20 mil funcionários e 100 milhões de usuários em mais de 10 mil cidades.