
A Petronect é uma sociedade com participação da Petrobras, SAP e Accenture. Foto: Pexels
A Petronect, marketplace de soluções B2B para as cadeias de suprimentos do setor de petróleo e gás, adotou um sistema de governança da clickCompliance, empresa de gestão de processos de compliance.
Com o sistema, a Petronect abandonou um controle de políticas e documentos feito manualmente, com cerca de 500 documentos sendo gerenciados em uma planilha.
Agora, em um único portal, a companhia consegue cadastrar todas as suas políticas internas, criar questionários de entendimento sobre elas e automatizar tarefas que dependiam de um profissional para serem concluídas.
Em conjunto com seu painel de indicadores, a implementação trouxe para a empresa um controle mais assertivo em seus números gerenciais, assim como um acompanhamento próximo da alta gerência para uma tomada de decisões mais eficaz.
Fundada em 2002, a Petronect foi criada para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços, com participação da Petrobras, SAP e Accenture.
A empresa possui sede no Rio de Janeiro e, em 2020, registrou cerca de 2 milhões de processos eletrônicos trafegados, mais de 110 bilhões de transações com mais de 5 milhões de pedidos de compras, 700 mil notas fiscais eletrônicas emitidas e 100 mil conhecimentos de transporte eletrônico.
Seus principais clientes são a Petrobras, Araucária Nitrogenados, Breitener Energética, Breitener Jaraqui, Breitener Tambaqui, Gaspetro, PB Biocombustível, PB-LOG, Petrobras America, Petrobras Bolívia, Petrobras Colômbia, Petrobras Netherland, TBG, Termobahia, Termomacaé, Transportadora Associada de Gás (TAG) e Transpetro.
Já a clickCompliance foi fundada em 2017 e fornece um software que automatiza processos internos, reduz gastos e trabalho manual da equipe de compliance. No ano passado, a empresa triplicou seu faturamento.
Em seu portfólio, seus principais clientes são Banco Inter, Paraná Banco, Loft, Icatu Seguros e A.Yoshii.