METALURGIA

Pipe Variani gere tudo com Totvs

Metalúrgica é a segunda do ramo em Caxias do Sul a implantar o ERP Totvs para gerir produção nos últimos meses. .

17 de dezembro de 2012 - 15:40
Metalurgia é setor quente para vendas da Totvs. Foto: Flickr.com/juliaomatos

Metalurgia é setor quente para vendas da Totvs. Foto: Flickr.com/juliaomatos

A Metalúrgica Pipe Variani, de Caxias do Sul, implantou o ERP Totvs para acompanhamento e gestão, em tempo real, de sua produção, que chega a cinco mil itens por mês.

A empresa produz ferramentas de usinagem da marca Blacktools, máquinas e soluções para indústrias coureiro-calçadistas, gráfica, de plásticos, confecções, eletro-eletrônica e automotiva, entre outras.

Ao todo, são mais de 20 mil tipos de itens cadastrados e, além da fábrica na Serra Gaúcha, a metalúrgica possui centros de distribuição em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e em São Paulo.

Para dar conta de toda a estrutura, o Totvs foi implementado em três meses e, conforme o gerente de TI da metalúrgica, Vinicius Pipe Variani, trouxe resultados como a internalização das áreas de RH e Contabilidade, antes terceirizadas.

Com os dados no sistema, a empresa caxiense analisa ordens de compras dos mais de 100 fornecedores cadastrados automaticamente, além de agilizar a realização de orçamentos, devido à unificação de bases de estoque entre a matriz e as filiais.

“Podemos apresentar prazo de entrega e resposta aos pedidos instantaneamente”, comenta o gestor de TI.

Os ganhos também se estendem à área de exportações da indústria gaúcha, que vende máquinas de aplicação de botões para os Estados Unidos e ferramentas de usinagem para a Suíça.

“Podemos visualizar de forma organizada os produtos que fabricamos para o exterior”, finaliza o gerente.

METAL
O setor metalúrgico tem reforçado a carteira da Totvs RS, franquia da fabricante de ERP para Serra Gaúcha e região.

Outra do ramo que adotou recentemente o sistema de gestão da companhia foi a Unylaser, empresa de metalurgia do Grupo PCP Steel, de Caxias do Sul.

A empresa tem capacidade produtiva de até 15 mil toneladas de peças de aço ao ano, e contratou o ERP para ajudar na meta de ampliar em 15% as vendas para o segmento metal-mecânico.

Até o fim de 2013, a empresa também projeta levar o software para as outras empresas do grupo - PCP Produtos Siderúrgicos, PCP Serviços de Corte em Aço e Tubos Service -, criando uma base única de informações.

Na Unylaser, o Totvs também é usado no gerenciamento das exportações, principalmente para o Mercosul.

BASE FORTE
Nos projetos, a Totvs entra com o know how de quem tem 53,1% de market share em sistemas de gestão no Brasil e 35,6% na América Latina, segundo dados do Gartner.

No terceiro trimestre deste ano, o lucro líquido da companhia subiu 8,6%, em relação ao mesmo período de 2011, somando R$ 43 milhões. A receita líquida cresceu 11,1% ano/ano, ficando em R$ 359,8 milhões.

Sexta maior desenvolvedora de ERP do mundo e a primeira em países emergentes, também segundo o Gartner, a empresa montou a unidade Totvs RS, com sede em Caxias do Sul, após a fusão de Datasul, RM, Microsiga e Logocenter.

A filial, responsável pelos projetos de Unylaser e Pipe Variani, emprega mais de 250 colaboradores e atende a mais de 650 clientes, incluindo nomes como Ritter Alimentos, Velopark e Unicruz.