
Desempenho da prefeitura ficou abaixo da meta. Foto: flickr.com/photos/pedrobelleza/
As 37 secretarias de Porto Alegre cumpriram um pouco mais da metade (53,8%) das 224 metas estabelecidas pela gestão da cidade para 2013.
Os resultados foram divulgados pela prefeitura nesta terça-feira, 11, e serão discutidas em um seminário nesta quinta, 13, quando serão estabelecidas as metas para 2014.
A capacidade dos gestores da capital gaúcha em estabelecer metas e dos executivos em implementá-las ficou abaixo da meta de 80% divulgada pelo prefeito José Fortunati no ano passado e alguns dados indicam que a realidade pode ser pior do que a cifra divulgada deixa transparecer.
Para começar, a meta inicial falava em 280 indicadores. A diminuição de 56 indicadores foi feita na metade do ano passado, quando a prefeitura reavaliou os objetivos. Se as metas tivessem sido mantidas, as 119 metas cumpridas teriam represetando um aproveitamento de 42%.
A métrica de resultados atingindos parcialmente, que inclui 83 metas (37,5% do total) é muito abrangente para dar uma indicação real do quão próximos os executivos estiveram de cumprir seus objetivos, já que inclui qualquer ação com índices de conclusão entre 10% e 95%.
Para ser considerada como “não cumprida” uma meta tem que ter um índice de efetivação de menos de 10%, categoria na qual caíram 19 (8,6%) objetivos estabelecidos.
Outro fator que precisa ser levado em conta ao avaliar os números é que a divulgação estava prevista incialmente para 13 de janeiro, tendo sida adiada para fevereiro e depois março.
De qualquer forma, a secretária de Planejamento Estratégico e Orçamento, Izabel Matte, está otimista.
“As metas que estão sendo contratualizadas para 2014 trazem essa inovação para o Modelo de Gestão da Prefeitura, com as equipes planejando o futuro ao mesmo tempo em que acompanham, de forma compartilhada, a evolução dos indicadores de 2013”, explica a gestora.
A prefeitura vai mudar um pouco a forma de trabalhar para 2014. Alguns objetivos terão prazos trimestrais e semestrais. Outras metas, por sua vez, poderão ser cumpridas até 2016.