CAMINHÕES

Porto de Suape controla acesso com Axis e Pegasus

Solução integrada identifica veículos e motoristas, determinando o terminal de acesso.

13 de junho de 2022 - 10:46
Juntas, as soluções adotadas liberam imagens para identificar os veículos e os motoristas. Foto: Divulgação

Juntas, as soluções adotadas liberam imagens para identificar os veículos e os motoristas. Foto: Divulgação

O Porto de Suape, terminal portuário próximo a Recife, adotou uma solução que integra câmeras de vídeo IP da fabricante sueca Axis Communications a um software de gerenciamento da Pegasus Technology.

Com um grande número de caminhões esperando em filas que podem levar dias, a capacidade do Porto estava sobrecarregada para cumprir os regulamentos marítimos internacionais que regem a segurança do setor, como o Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias.

Assim, era preciso melhorar o controle de acesso, a segurança e a regulação do fluxo de tráfego de uma área de estacionamento de espera do complexo.

Juntas, as soluções adotadas liberam imagens para identificar os veículos e os motoristas, determinando a quais terminais eles estão associados e quando estão programados para entrar.

O Porto possui um cadastro de todos os veículos que acessam a área primária do terminal. Para fazer o controle, a câmera Axis captura a imagem da licença e o leitor de placas da Pegasus traduz os pixels em dados acionáveis. 

O software usado para agendar os horários de entrada de cada motorista restringe o acesso ao terminal até o horário determinado pelo caminhoneiro e integra as informações com os sistemas de logística de outras empresas.

Quando há algum problema, o operador pode corrigir uma leitura errada da licença, conceder ou negar o acesso a um veículo que chegou sem o devido agendamento ou autorização, ou acionar manualmente o portão para que ele possa retornar.

“Mas com nosso novo sistema integrado, esses incidentes não acontecem com frequência”, ressalta Amaro Monteiro, desenvolvedor e integrador da Pegasus Technology.

Atualmente, as câmeras registram cerca de 15 mil placas por dia.

Segundo a companhia, o resultado da implantação foi a queda de infrações, irregularidades e do comportamento agressivo de alguns profissionais que se frustravam com a espera.

“As câmeras Axis e o software Pegasus nos ajudaram a melhorar a segurança ao registrar automaticamente todos os veículos que acessam a área principal do nosso porto, além de minimizar o congestionamento e agilizar as operações", avalia Pablo Teixeira, coordenador executivo de tecnologia da informação do Porto de Suape.

Criado em 1978, o Complexo Industrial Portuário de Suape é interligado a mais de 160 portos em todos os continentes, movimentando mais de 23,6 milhões de toneladas de carga anualmente.

Em um raio de 800 quilômetros do terminal, encontra-se 90% do PIB da Região Nordeste.

Fundada em 1984, a Axis é uma das empresas líderes no mercado do segmento de vídeo em rede. A companhia possui mais de 3,6 mil funcionários em mais de 50 países, contando com uma rede de mais de 90 mil parceiros.

Com mais de 30 anos de experiência, a Pegasus atua com pesquisa, desenvolvimento, projetos, fabricação e comercialização de equipamentos eletrônicos para o gerenciamento, controle e proteção de sistemas de energia, incluindo soluções para monitoramento de máquinas e equipamentos em geral.