CASHBACK

Poup permite doação para Unicef

A ideia é reverter os bônus das compras para o Unicef, a partir do valor mínimo de R$ 30.

03 de dezembro de 2014 - 10:05
Guga Gorenstein, diretor da Poup. Foto: Divulgação.

Guga Gorenstein, diretor da Poup. Foto: Divulgação.

A Poup, startup tecnológica acelerada pela Wayra Brasil, acaba de firmar uma parceria com o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, a fim de estimular doações para os programas sociais da entidade e engajar os consumidores em campanhas pela infância.  

O negócio da Poup permite que consumidores acumulem dinheiro com compras online por meio de cashback (um programa de recompensa com valores reais). A ideia, com o novo acordo, é reverter os bônus das compras para o Unicef, a partir do valor mínimo de R$ 30.

Criada em novembro de 2012, a startup surgiu com o objetivo de ajudar os consumidores a pagar preços mais baixos e economizar durante as compras online. 

Recém-acelerada pela Wayra Brasil, aceleradora de startups da Telefónica, a Poup tem parcerias com os principais portais de e-commerce do Brasi, incluindo Netshoes e Americanas.com, e atua na divulgação de ofertas, recebendo comissão pelos itens vendidos. Esse valor é dividido entre os usuários da plataforma.

Normalmente, o consumidor pode optar por pedir o seu dinheiro de volta na área “Meu Poup” e recebê-lo por meio de depósito em conta bancária ou via Paypal. Com a parceria, o usuário poderá optar por doar essa quantia para o Unicef, destinando o dinheiro para garantir saúde, proteção e educação para crianças em situação de risco.

“É uma forma de os consumidores realizarem doações de um jeito rápido e seguro, ajudando no desenvolvimento de milhares de crianças e do compromisso com as ações que beneficiam esse público”, diz Guga Gorenstein, diretor da Poup.

A Poup surgiu depois de Gorenstein realizar um curso de empreendedorismo na London Business School. Em busca de um modelo de negócio para o Brasil, conheceu o modelo de cashback e teve como benchmark o Quidco.com da Inglaterra, site que devolve parte do valor pago em compras online para as pessoas.

O diretor trabalhou por mais de seis anos na The Coca-Cola Company, passando pelas áreas de marketing, gerência de contas e desenvolvimento de negócios.

Iniciativa global do Grupo Telefônica, a Wayra conta com 13 academias em 12 países. Em pouco mais de dois anos de seu lançamento, já investiu em mais de 300 jovens empresas. O valor total de investimentos é de aproximadamente US$ 45 milhões: US$ 13,4 milhões de advindos da Wayra e os outros US$ 31,3 milhões de financiamento externo.