.png?w=730)
O projeto levou mais de dois anos, divididos entre consultoria, adoção de ferramentas tecnológicas e capacitação da equipe da instituição financeira. (Foto: Divulgação)
A Poupex, associação de poupança e empréstimo ligada ao Exército Brasileiro, contratou a MD2 Consultoria, especializada em governança de dados e privacidade, para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
De acordo com Alexandre Fitzner, coordenador de TI da Poupex, a associação enfrentava problemas de qualidade de dados, especialmente em sua base corporativa de clientes, em decorrência da falta de integração com todos os sistemas mantidos pela organização.
O projeto levou mais de dois anos, divididos entre consultoria, adoção de ferramentas tecnológicas e capacitação da equipe da instituição financeira.
Na adequação, foram identificados mais de 700 tratamentos de dados em processos relevantes, descobertos dados pessoais em pelo menos 2,4 milhões de arquivos e integrados 80 mil atributos de dados em 38 sistemas.
Segundo a instituição, foram criadas sete frentes para cuidar do projeto, com cerca de 17 gerências, distribuídas entre operacional, tático e estratégico.
Ao todo, o projeto administra, atualmente, mais de 2 milhões de dados.
Desde a adesão, a Poupex afirma ter processos mais consistentes e sistemáticos para a elaboração do Relatório de Impacto à Proteção de Dados (RIPD), documento que descreve o tratamento de dados pessoais que podem gerar alto risco à garantia da lei.
Outras melhorias observadas foram na gestão do consentimento, no aprimoramento da rotina para mapeamento dos dados pessoais não estruturados e visão unificada do titular.
Além disso, foi feito o enriquecimento de dados com bases externas por meio do MD2 Master Data Management, implantado na plataforma IBM InfoSphere Information Server, já utilizada anteriormente pela Poupex.
Segundo a empresa, a MD2 também ajudou na obtenção de uma visão 360º dos clientes, de maneira a apoiar projetos de dados para iniciativas de CRM, marketing e vendas.
“Com a implementação do LGPD Suíte, além das horas de consultoria em LGPD e governança de dados, conseguimos mapear todo e qualquer dado pessoal, sejam de funcionários, clientes, fornecedores ou visitantes”, explica Fitzner.
Além das soluções focadas na conformidade à LGPD, a organização também implementou processos da MD2 para atender aos novos direitos dos titulares trazidos pela LGPD, como o direito de acesso, retificação, anonimização, eliminação, portabilidade e oposição ao tratamento de seus dados pessoais.
Criada em 1981, a Poupex é a única associação de poupança e empréstimo em funcionamento no Brasil, ofertando diversas modalidades de financiamento imobiliário e de venda de imóveis com condições especiais para o público militar.
Desde a sua fundação, construiu 155 empreendimentos em todo o Brasil e concedeu mais de 150 mil financiamentos imobiliários. Atualmente, a instituição possui mais de 1,6 milhão de poupadores em todo o território nacional e um saldo de R$ 6,5 bilhões destinados ao financiamento habitacional.
A MD2 é uma empresa especializada em soluções de governança e privacidade de dados com 23 anos de experiência no mercado. A companhia atua com softwares de conformidade à LGPD, integração e qualidade de dados.