
Sede do Procon-RS em Porto Alegre.
O Procon-RS esqueceu da existência do seu serviço de bloqueio de ligações de telemarketing não desejado.
Pelo menos, é o que indica o fato do órgão ter esquecido de atualizar o campo número do celular para receber o nono dígito, em vigor no Rio Grande do Sul desde novembro do ano passado.
A reportagem do Baguete tentou cadastrar um número nesta terça-feira, 10, mas o formulário só aceita os antigos números com oito dígitos.
No Rio Grande do Sul e nos outros dois estados, as ligações feitas digitando apenas 8 números são completadas até 15 de novembro de 2016.
De 16 de novembro até 13 de fevereiro de 2017, quem fizer a ligação com 8 dígitos ouve uma mensagem sobre a mudança.
Depois de 13 de fevereiro, apenas as ligações com 9 dígitos são completadas. O acréscimo do nono dígito nos celulares brasileiros começou ainda em 2012.
A possibilidade de bloquear ligações de telemarketing foi criada no Rio Grande do Sul por uma lei de 2009 e virou uma realidade prática em 2013.
Cada interessado pode cadastrar até três números. As empresas de telemarketing são notificadas e, após 30 dias, podem ser multadas em até R$ 10 mil se fizerem uma ligação para um número que está na lista.
Como desculpa para o aparente esquecimento do Procon-RS, vale dizer que a adesão ao serviço não é lá essas coisas: em 2013, ele totalizava apenas 40 mil cadastrados, um número pequeno frente à quantidade de pessoas que não aguenta ligações de telemarketing.
Mesmo assim: Procon-RS, vê se coloca o nono dígito lá ;)