(1).jpg?w=730)
300 bolsistas serão selecionados para continuar no programa. Foto: Pexels.
O Campinas Tech Talents, programa voltado para a formação e qualificação de desenvolvedores, vai oferecer 1 mil cursos gratuitos de programação básica pela plataforma Digital Innovation One.
Criado pela Share RH, Campinas Tech e Novo Futuro Tech, o projeto está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro em seu site, onde também é possível conferir o cronograma completo.
Para concorrer, os candidatos não precisam ter qualquer conhecimento prévio em programação, apenas necessitam ter idade mínima de 16 anos até janeiro de 2021, além de ter concluído o ensino médio até dezembro de 2020 ou possuir matrícula ativa no ensino médio no ano que vem.
Como as aulas são on-line, é preciso ter acesso à internet e disponibilidade nos meses de janeiro e fevereiro, de segunda a sexta-feira (período noturno) e nos sábados (horário não informado).
Após a realização do curso, 300 bolsistas serão selecionados para participar efetivamente do Campinas Tech Talents, podendo escolher dentre 10 trilhas de formação em linguagens de programação, que serão promovidas pelas empresas apoiadoras do programa.
Entre elas, estão ABInBev, Sensedia, Performa_IT, Assertiva e Enforce Community.
Na terceira etapa, os 300 selecionados poderão participar de uma trilha de soft skills, em que habilidades comportamentais serão desenvolvidas e orientadas por especialistas em desenvolvimento humano.
Ao final, as empresas apoiadoras das trilhas realizarão processos seletivos com os participantes, havendo a possibilidade de contratações.
“É importante nos unirmos como sociedade civil para criarmos alternativas de formação de talentos nas áreas de tecnologia, abastecendo assim o mercado e causando o impacto social que queremos provocar não só na nossa região, mas também no mundo”, ressalta Omar Branquinho, presidente do Campinas Tech.
Segundo a iniciativa, o gargalo de profissionais de TI no Brasil pode chegar a 10 milhões até 2030.