APEX

Programa une startups e exportadores

Startups serão desafiadas a apresentar soluções de logística, supply chain e gestão.

10 de novembro de 2014 - 09:30
Hoje, as empresas participantes são Hering, Santa Helena e Movioca.

Hoje, as empresas participantes são Hering, Santa Helena e Movioca.

As startups brasileiras serão desafiadas a apresentar soluções de logística, supply chain e gestão para empresas exportadoras nacionais no programa “Pitch Corporate – Export Edition”. Lançado pela Apex-Brasil, o programa é desenvolvido em parceria com a ABStartup.

Os projetos das startups serão avaliados por um júri coordenado pela Apex-Brasil e os selecionados vão participar, em março do ano que vem, de um evento de match making com empresas exportadoras.

Hoje, as empresas participantes são Hering, Santa Helena e Movioca.

Até março, a ideia é contar com mais companhias ligadas as organizações que apóiam o programa: Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (AbpiTV).

“Entendemos que soluções inovadoras podem contribuir para o aumento da competitividade e da presença internacional das empresas brasileiras, ao mesmo tempo que contribuímos para que as startups aumentem a sua base de potenciais clientes”, avalia o diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações de Investimentos, Ricardo Santana

Ricardo Santana esclarece ainda que o tema logística pode englobar as áreas de transporte, rastreamento e compartilhamento de carga, por exemplo. 

“Já as soluções de gestão podem ser para a área financeira, jurídica, de contratos ou CRM. E as inovações para a área de supply chain podem contemplar desde a destinação mais adequada de resíduos, soluções para estoques, melhoramento da cadeia de fornecedores ou até mesmo a criação de um clube de compras ou o aprimoramento de um sistema de e-commerce”, detalha.

As empresas que já aderiram ao projeto atuam em setores muito distintos, o que pode atrair startups com diferentes interesses.

A Hering, rede varejista de moda, registrou lucro líquido de R$ 70,8 milhões no terceiro trimestre desta ano, um valor 21,7% maior do que o alcançado no mesmo período de 2013.

A Santa Helena, empresa de alimentos à base de amendoim, investiu R$ 30 milhões em 2012 para duplicar sua unidade produtora em Ribeirão Preto para oito mil toneladas por mês. 

Já a Movioca é uma agência que trabalha com storytelling, vídeos institucionais, entre outros.

Startups interessadas em participar do Pitch Corporate – Export Edition devem inscrever seus projetos no site do projeto.