.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Real Máquinas, concessionária goiana da John Deere, adotou as soluções móveis e de impressão da Zebra Technologies, norte-americana que atua com impressão e suprimentos especializados, computação móvel e sistemas de localização em tempo real.
O projeto é da Veti Tecnologia, fornecedora independente de software da marca.
Com o objetivo de aprimorar o gerenciamento do seu estoque, a Real Máquinas vinha enfrentando desafios que impactavam a qualidade do serviço ao cliente, além de prejudicar a produtividade operacional e resultar em custos adicionais para o negócio.
A companhia identificou como causadores desses problemas a falta de visibilidade de estoque, peças em falta e tempo de resposta lento.
"Estávamos em busca de uma solução abrangente para aprimorar a precisão dos registros de estoque, aumentar a rastreabilidade e alcançar total visibilidade de nossa cadeia de suprimentos”, resume Abiail Borges, gerente de cadeia de suprimentos da Real Máquinas.
Para solucionar esses desafios, a empresa optou por implementar computadores móveis MC2200, impressoras de mesa ZD421 e suprimentos da Zebra.
Com isso, a revendedora de máquinas conseguiu retomar o controle de seu inventário, monitorar a localização das peças em tempo real e agilizar os processos de busca e seleção.
“A Zebra nos forneceu os benefícios necessários para o nosso negócio. Nossa precisão de inventário aumentou para 98% em menos de dois meses e melhoramos os tempos de recebimento e armazenamento em 40%”, conta Borges.
No total a empresa possui um estoque avaliado em mais de R$ 45 milhões em peças de reposição, distribuídas em quatro armazéns.
Nesse processo, a Veti ainda integrou um aplicativo de gerenciamento de inventário aos computadores móveis escolhidos.
A plataforma conectou os dados do estoque com o sistema de gerenciamento de documentos do programa de planejamento de recursos empresariais da concessionária.
Como resultado, os colaboradores do armazém foram capacitados com informações em tempo real em seus dispositivos móveis. Segundo a companhia, isso aumentou a produtividade e solucionou os desafios causados pelas operações anteriores baseadas em formatos analógicos.
Além disso, a concessionária passou a registrar menos reclamações de clientes sobre falta de estoque e aumentou significativamente sua eficiência operacional.
Ainda de acordo com a companhia, a velocidade das operações de seleção, embalagem e entrega melhorou em 20%, enquanto a produtividade dos colaboradores do armazém aumentou em 25%.
Com sede em Mineiros, Goiás, a Real Máquinas foi fundada em 1984 pelo empresário Milton Fries para oferecer aos agropecuaristas um sistema mecanizado, além de peças e serviços especializados.
Fundada em 1969, a Zebra está listada na Nasdaq e atua com a impressão e suprimentos especializados, escaneamento de códigos de barras, computação móvel e tablets robustos, RFID e sistemas de localização em tempo real (RTLS), entre outros serviços.
Com mais de 128 escritórios em 54 países, a companhia conta com 10 mil parceiros de canais e cerca de 8,8 mil funcionários.
Baseada em São Paulo desde 2003, a Veti se especializa em ERPs, em específico o Protheus, da Totvs; automação de coleta de dados, integração de plataformas, outsourcing e consultoria. Entre seus clientes estão Goulds Pumps, Marson Lar & Construção e Condumax.