.jpg?w=730)
O VR é uma realidade no mundo da tecnologia que esta conquistando os empreendedores. Foto: Pixabay.
Com o avanço tecnológico mais acirrado em nossa sociedade e a pandemia do coronavírus não nos permitindo sair de casa, a Realidade Virtual se tornou mais presente nesses últimos tempos. O que antes era apenas usado nos videogames, vários setores da economia aderiram ao recurso como uma ferramenta essencial para os seus serviços, como o de entretenimento, saúde, engenharia, entre outros.
E não é apenas para atrair o cliente com este chamativo recurso, além de uma bela e nítida resolução em 3D, a Realidade Virtual também oferece às empresas a simulação antes de colocar um projeto em prática, economizando tempo e dinheiro, além de garantir a segurança, a facilidade para explicar algo em uma reunião remota e a possibilidade de dar aos seus clientes uma experiência única que só era possível nos filmes de ficção científica.
São vários os lugares que estão aplicando a Realidade Virtual e fazendo maravilhas em seus produtos, confira:
Museus com realidade virtual
Devido a quarentena causada pela pandemia, vários museus estão fechando as suas portas, mas nada está perdido graças à Realidade Virtual. Com este recurso, as exposições estão sendo montadas normalmente nesses lugares, mas, ao invés de receber os visitantes pessoalmente, câmeras 360° estão sendo instaladas em pontos estratégicos para transmitir imagens em nossos celulares, computadores e óculos especiais. Agora, gratuitamente e sem sair de casa, podemos visitar vários importantes museus pelo mundo.
Lojas virtuais
Já estamos habituados com as compras online, mas a estrutura que as lojas virtuais vêm apresentando ultimamente é uma novidade para nós. Muitos sites de venda ainda seguem o padrão tradicional, que se baseia em catálogos com seus produtos e preços, mas há aqueles que já exibem imagens da loja feitas com câmera 360° e seus produtos clicáveis exibidos em vitrines. É como se estivesse pessoalmente dentro de uma loja física, mas, ao mesmo tempo, apreciando o conforto de sua casa.
Além de ser uma forma divertida de fazer compras online, esse novo conceito de loja virtual não deixa o cliente com a sensação de estar em uma roleta russa, com medo de comprar e ser enganado ou ver que o produto adquirido não era o que ele esperava.
Jogos de videogame
A Realidade Virtual já estava presente nos videogames desde os anos 90, mas esses tipos de jogo não eram nada acessíveis, visto que um console do tipo custava uma fortuna. Agora com a chegada dos smartphones com este recurso, todos podem se divertir com os games do tipo, um exemplo é o app Pokemon Go, que virou febre entre os jovens em 2016.
Realidade virtual em escritórios de Engenharia/Arquitetura
Antes os projetos eram apresentados para os clientes na forma de desenho no papel, depois passou para o computador e agora está nos óculos especiais de Realidade Aumentada. Com este recurso, o cliente tem uma ideia melhor sobre como seu projeto ficará depois de pronto e poderá explicar melhor o que ele quer que o arquiteto/engenheiro faça em seu ambiente, evitando erros e economizando tempo e dinheiro.
Realidade virtual em agências de Imóveis
Com a pandemia, muitas imobiliárias estão trocando as visitas presenciais dos clientes nos imóveis à venda ou para locação por visitas virtuais via Realidade Aumentada. Além das visitas, o recurso também substitui os panfletos de propaganda com a planta ilustrada do imóvel, já que há a opção de ver o imóvel em 3D em vista aérea.
Companhias Aéreas
Suponhamos que comece um incêndio no cockpit de um avião, que se enche de fumaça. O piloto pega uma máscara de oxigênio, mas o ar está muito denso e ele não consegue enxergar os controles, dificultando o pouso de emergência. Então, ele aperta um botão e a máscara exibe uma versão em 3D do painel de voo. Aí ele rapidamente pousa o avião e evita um desastre que custaria não apenas a sua vida como também a de muitos que estão viajando com ele.
Esse é o exemplo do recurso adotado pela FedEx, que ainda está em fase de testes. O protótipo fabricado pela ODG é uma máscara de oxigênio com um óculos de Realidade Aumentada acoplado para ajudar os pilotos neste tipo de cenário. Ainda vem com uma câmera para ser instalada do lado de fora do avião, para ajudar o piloto a se manter na pista quando os controles, o terreno e a pista não estiverem facilmente visíveis a olho nu.
Escolas e Faculdades
Estudar as matérias de exatas e biológicas na escola, bem como os cursos de Medicina e Engenharia na faculdade se tornaram mais eficazes com a Realidade Aumentada. Marcando território aos poucos na área da educação, ela é muito útil ao estudar formas geométricas, mapas geográficos em 3D e a anatomia do corpo humano. Este recurso se faz presente até mesmo nas aulas de história, levando o aluno a “voltar no tempo” e ver de perto como era o tempo das cavernas e outros períodos históricos.
Áreas da Saúde
Procedimentos como o exame de sangue requerem um cuidado enorme para não causar nenhum dano grave ao paciente. Às vezes acontece do profissional da saúde passar por dificuldades de enxergar a veia com precisão, levando-o a chamar um colega mais experiente, o que desperdiça mais tempo e custa mais caro para a instituição médica. Então, a empresa AcuVein desenvolveu um dispositivo de escaneamento a laser e Realidade Aumentada para reduzir o número de falhas e acerta na primeira tentativa. O interessante é que, depois de escaneado, uma simulação da veia é projetada diretamente na pele do paciente, facilitando a visão do profissional.