O Transparência RS, portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é o segundo melhor do gênero no país, atrás apenas do site Prestando Contas, do Governo de Minas Gerais.
A constatação é do site de notícias G1, que analisou os portais da transparência dos 26 estados e do Distrito Federal através de uma avaliação da Côdeazur, empresa de consultoria e de desenvolvimento de sites especializada em usabilidade.
O Transparência RS conquistou uma avaliação de 37 pontos, ficando atrás apenas do site paulista, que teve 38 pontos.
Na análise do site gaúcho, os consultores destacaram a simplicidade e a clareza da navegação dos dados, disponíveis para os anos de 2008 a 2010, além da simplicidade da busca, o detalhamento de dados e a discriminação por filtros pré-definidos. O destaque negativo foi a ausência de gráficos.
A avaliação, feita um mês depois da criação da lei da Transparência, marco legal da exigência para divulgação de dados sobre receitas e despesas públicas no país, concluiu que a maioria dos portais dos governos estaduais deixa a desejar em relação à usabilidade, destacando-se, como principal deficiência da maioria dos sites, a forma de apresentação dos dados.
A análise levou em conta disponibilização de informações sobre receitas e despesas governamentais, facilidade de acesso e compreensão das informações, filtros para detalhar a procura, gráficos e estatísticas para facilitar a compreensão das receitas e gastos, entre outros itens. Cada site recebeu a pontuação de zero a 10 para cada um dos cinco itens de avaliação.