Saint Gobain tem uma operação complexa. Foto: Depositphotos.
A Saint-Gobain, uma das maiores fabricantes e varejistas de material de construção do Brasil, fez um upgrade na sua solução de gestão fiscal, passando do pw.SATI para o Comply da Sonda.
A troca envolve quase duas décadas de tecnologia fiscal. O pw.SATI foi criado ainda pela Procwork, uma das grandes empresas de tecnologia do Brasil, adquirida pela Sonda no já distante ano de 2007.
O pw.SATI era na época o produto líder de mercado. O Comply é uma evolução lançada em 2013, já tendo em vista o conceito de governança fiscal, atendo hoje 130 grandes clientes da Sonda.
Hoje, a ferramenta realiza a integração e conciliação de dados, a validação e entrega de arquivos SPED, além da gestão de retificações, EFD-Reinf e do monitoramento de pendências em tempo real.
O tema tributos é complexo na Saint-Gobain, que tem uma operação com 58 fábricas, 51 centros de distribuição, duas mineradoras e 67 lojas de varejo no Brasil.
Tudo isso roda em cinco ambientes SAP distintos, o que, de acordo com a Sonda, torna a Saint-Gobain uma das “estruturas fiscais mais complexas do mercado brasileiro”.
“Hoja, a solução atende plenamente às necessidades fiscais da companhia, permitindo uma atuação mais estratégica da área tributária, com foco na mitigação de riscos, eficiência operacional e suporte à tomada de decisão”, destaca David Campos, coordenador tributário da Saint-Gobain.
A volumetria mensal da operação da Saint-Gobain no Brasil é significativa e evidencia a complexidade da estrutura fiscal da companhia.
Mensalmente são processados, em média, 210 SPEDs , entre Fiscal e Contribuições, além de 250 mil documentos fiscais eletrônicos, como NF-e (Nota Fiscal eletrônica), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). A EFD-Reinf também exige atenção constante, com 4 mil eventos mensais envolvendo retenções e serviços tomados.
No Brasil, a Saint-Gobain está presente em várias marcas conhecidas, como Quartzolit, Brasilit, Isover, Placo, Sekurit (vidros automotivos), PAM (tubos de ferro fundido), entre outras.
