
Geanderson Ribeiro da Silva, gerente de TI da Volkswagen Financial Services (Foto: Divulgação)
A Volkswagen Financial Services Brasil, o braço financeiro da montadora alemã no Brasil, adotou a solução integrada de biometria e assinatura digital, fornecida e implementada pela VU, argentina especializada em cibersegurança, proteção de identidade digital e prevenção de fraudes, em conjunto com a Globant, multinacional de desenvolvimento de software.
No passado, a plataforma operava com uma arquitetura híbrida e diferentes fornecedores, o que exigia maior gestão e podia gerar instabilidades na jornada de autenticação e assinatura.
O projeto consistiu na substituição de um ambiente anterior com múltiplos fornecedores e instabilidades, concentrando os serviços em um único parceiro e integrando o sistema com bureaus de crédito como Serpro e ClearSale.
Com isso, a companhia esperava obter melhorias na qualidade do serviço e na disponibilidade das soluções, eliminando riscos operacionais com a integração de biometria e assinatura digital em uma única plataforma.
Entre os primeiros resultados, a empresa contabilizou mais de 75 mil biometrias e 62 mil assinaturas digitais.
Somente em julho deste ano, foram 40 mil novas biometrias e 35 mil assinaturas digitais, representando um crescimento de 45% em relação a 2024.
“O principal ganho foi ter uma operação crescente, com autenticações mais seguras e sem gerar atrito para o cliente. Tivemos a melhor experiência de rollout de projeto, sem nenhuma indisponibilidade”, reforça Geanderson Ribeiro da Silva, gerente de TI da Volkswagen Financial Services.
A Volkswagen Financial Services é a divisão financeira do Grupo Volkswagen, responsável por oferecer serviços de financiamento, leasing, seguros e gestão de frotas para concessionárias e clientes.
Fundada na Argentina, a VU Security possui uma plataforma de cibersegurança que integra diversas tecnologias, combinando controles de cibersegurança com geolocalização, biometria e análise de comportamento do usuário baseada em machine learning.
Com presença em 30 países da América e da Europa, a VU atende setores como financeiro, saúde, governo e varejo. Atualmente, conta com mais de 170 clientes como Volkswagen, Audi, Santander e ClearSale.
Fundada em 2003 e com sede em Buenos Aires, a Globant possui 24,5 mil funcionários e está presente em 19 países. A companhia conta com clientes como Google, Rockwell Automation, Electronic Arts e Santander.