Santalucia troca Oracle por Totvs

Santalucia, produtora da marca de arroz Blueville, trocou seu ERP da Oracle por uma ferramenta da Datasul, uma das marcas do portfólio Totvs.

O diferencial do novo ERP, que substitui a solução E-Business Suite implantada em 2003, é a existência de um módulo específico para produtores de arroz.

14 de outubro de 2010 - 12:51
Rafael Dalcin, gerente de TI da Santalucia

Rafael Dalcin, gerente de TI da Santalucia

Santalucia, produtora da marca de arroz Blueville, trocou seu ERP da Oracle por uma ferramenta da Datasul, uma das marcas do portfólio Totvs.

O diferencial do novo ERP, que substitui a solução E-Business Suite implantada em 2003, é a existência de um módulo específico para produtores de arroz.

“Integramos processos que antes não estavam integrados, como as balanças rodoviárias da empresa, que agora têm total comunicação com o ERP”, destaca Rafael Dalcin, gerente de TI da Santalucia e gestor do projeto de implantação do sistema.

De acordo com Dalcin, a integração das balanças que pesam os caminhões que chegam com o produto para beneficiamento é um fator crítico para a Blueville, que vende arroz no segmento premium.

“Precisamos analisar a pureza do grão na chegada e como ele evoluiu ao longo de toda a produção”, explica o executivo. A Blueville já lançou 30 tipos diferentes de arroz, incluindo variedades próprias para pratos como carreteiro, paelha ou risotto, por exemplo.

Arroz é um grande mercado no Brasil, onde a safra do grão deve chegar a 11,5 milhões de toneladas. De acordo com uma pesquisa da Popai sobre o comportamento dos consumidores nos supermercados do país, o produto está na lista de 44% dos compradores ao sair de casa, o maior índice da lista.

Para a Satalucia, que mantém quatro plantas em Camaquã, no Rio Grande do Sul, além de um em Recife, o ganho específico do melhor controle da qualidade do produto compensou a troca do banco de dados para Progress e a mudança nas áreas administrativa e financeira.

“Módulos de contas a pagar e a receber apresentam pouca diferença entre uma solução e outra”, acredita Dalcin.

O orçamento de TI da Santalucia fica em 1% do faturamento total da empresa, que também usa uma solução de automação de força de vendas da Mercanet para seus 80 representantes.

A Totvs tem uma participação de 49,1% no mercado de sistemas de gestão no Brasil. A base de clientes ativos chega a  25,7 mil nomes e no segundo trimestre de 2010 a receita líquida foi de R$ 270 milhões.