AQUISIÇÃO

SAP: SeeWhy com foco em marketing

Movimento é uma resposta a Oracle e Salesforce.com, que investiram em marketing recentemente.

21 de maio de 2014 - 13:56
Compra da SeeWhy deve ser finalizada no segundo semestre. Foto: Divulgação.

Compra da SeeWhy deve ser finalizada no segundo semestre. Foto: Divulgação.

A SAP começou o movimento para aquisição da empresa SeeWhy, fornecedora de soluções de marketing comportamental que ajuda empresas a elevar o nível de engajamento dos clientes e a gerar receita. 

Os detalhes do negócio não foram divulgados, e apesar de acertada, a transação está sujeita a regulamentação e outras condições comerciais. 

A SAP espera concluir a aquisição no segundo trimestre de 2014.

O portfólio da SeeWhy complementa a plataforma de comércio da Hybris, uma recente aquisição feita pela SAP. As soluções da SeeWhy são focadas em fornecer informações em tempo real do comportamento de clientes. Trata-se de um marketing personalizado one-to-one para converter as interações em vendas.

A empresa adquirida vai aprimorar a plataforma de comércio eletrônico e de engajamento de clientes em tempo real da hybris e em outros produtos da SAP, otimizando a experiência dos clientes e aumentando as vendas cada vez mais nos diversos canais de distribuição e pontos de contato das empresas com os consumidores.

As soluções de marketing comportamental da SeeWhy disparam campanhas one-to-one em tempo real usando e-mail, publicidade para desktops, dispositivos móveis e redes sociais, com base no comportamento de cada cliente.

As soluções da SeeWhy elevem as taxas de conversão e gastos, resultando em um aumento médio de recuperação de 18%. 

Os produtos da empresa geram um retorno sobre investimento (ROI) que estão entre os mais altos em comércio eletrônico, recuperando mais de US$ 500 milhões por ano em vendas perdidas para muitas das principais empresas do mundo.

Para o InformationWeek, esse movimento é o começo de uma resposta a ameaças competitivas da Oracle e Salesforce.com. Ambos têm investido pesadamente em marketing a partir de aquisições feitas nos últimos dois anos. 

A Oracle adquiriu Eloqua, Responsys e BlueKai, entre outras empresas baseadas em nuvem, enquanto Salesforce.com gastou US$ 2,5 bilhões para adquirir a ExactTarget

A SeeWhy atingiu a marca de 4 mil clientes em 2013. Estão entre eles Adidas, Columbia Sportswear, L'Oreal, Reebok, e Visa. A empresa tem cerca de 25 funcionários em Boston e em Londres.