.jpg?w=730)
Foto: Pexels
A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) criou um selo de certificação profissional de tecnologia na área e a primeira empresa a oferecê-lo será a MV Sistemas, especializada no desenvolvimento de softwares para o setor.
Segundo a instituição, a chamada Certificação Profissional SBIS em Soluções de Saúde (cpSBIS), tem como intuito a disseminação do conhecimento voltado para o segmento, para que os profissionais possam extrair o máximo dos atuais sistemas de gestão.
“Os sistemas são programados para dar mais segurança ao paciente, ao profissional e à instituição, mas se não é usado da maneira correta todo esse benefício fica comprometido, especialmente em relação à privacidade e sigilosidade dos dados”, explica Marcelo Silva, coordenador do programa cpSBIS.
A MV será a pioneira do projeto, por meio da Universidade MV, mas a sugestão é de que as outras fornecedoras de softwares criem seus próprios programas de capacitação.
“A MV tem a proposta de promover uma maior digitalização nas instituições de saúde, expandindo suas capacidades e impactando positivamente na melhora dos atendimentos em geral, com capacitações eficientes e reconhecidas no mercado”, afirma Silvio Vicente, gerente da universidade MV.
Para a obtenção do certificado, os conhecimentos serão verificados por meio da realização de provas específicas para cada solução de saúde, com aprovação dos candidatos que atingirem 70% de acertos nas avaliações.
Tanto os treinamentos das soluções quanto as avaliações são feitas totalmente on-line, e a prova, que pode ser agendada a qualquer momento, será monitorada.
Os certificados serão válidos por um ano e precisarão ser revalidados para garantir a atualização dos conhecimentos adquiridos na ferramenta.
Todos os profissionais aprovados pelo programa recebem um selo alusivo à sua condição de Profissional Certificado cpSBIS, que pode ser utilizado em materiais como cartão de visitas, currículo, site e redes sociais, durante todo o seu período de vigência.
Além disso, o programa disponibiliza a consulta para verificação de validade dos certificados e selos por parte de qualquer pessoa ou empresa interessada.
A MV é uma das maiores de software de gestão para a área médica, com 1,8 mil funcionários, filiais em 10 estados do Brasil e clientes internacionais em Angola, México, Equador, Argentina, Panamá, Peru e Uruguai.
Com cerca de 2,6 mil clientes, a companhia fechou o ano passado com um faturamento de R$ 400 milhões, uma alta de 20% frente ao resultado de 2020, e busca atingir um faturamento de R$ 1 bilhão até 2025.
Atualmente, são 214 mil médicos cadastrados nas suas plataformas de atendimento e mais de 110 mil leitos administrados.
Criada em novembro de 1986, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) é uma associação que busca desenvolver ideias relacionadas à tecnologia da informação e ciência da saúde. Atualmente tem cerca de 280 associados.