Sebrae quer internacionalizar pequenas

O Sebrae lança na quarta-feira, 1º de outubro, um programa de estímulo à criação de empresas globais. A iniciativa é voltada a micro e pequenas empresas, que receberão incentivos para lançar-se no exterior.
29 de setembro de 2008 - 12:27
O Sebrae lança na quarta-feira, 1º de outubro, um programa de estímulo à criação de empresas globais. A iniciativa é voltada a micro e pequenas empresas, que receberão incentivos para lançar-se no exterior.

A idéia da entidade é capacitar quatro mil micro e pequenas empresas brasileiras para atuar no mercado externo dentro de dois anos. Inicialmente, serão focadas companhias que fizeram alguma exportação desde 2003. Além do Sebrae, outras instituições, ainda não definidas, apoiarão a iniciativa.

No Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, o objetivo é não só incentivar exportações, mas sim apoiar as companhias para que encontrem meios de se sustentar no mercado global. Para isso, o projeto vai se basear na Política Federal de Desenvolvimento Produtivo (PDP), de maio deste ano.

Até 2010, o Sebrae projeta um aumento de 10% na quantidade de micro e pequenos empreendimentos nacionais no mercado externo. Se a expectativa for alcançada, serão 13 mil novas empresas brasileiras exportando e atuando fora do país até lá – número que hoje fica em 11,792 mil, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em 2006.