
Senado Federal. Foto: flickr.com/photos/luantero/7
O Senado Federal aprovou na quarta-feira, 08, a criação de uma nova comissão permanente na casa, o Grupo Senado do Futuro.
Será a 12ª comissão do Senado, mas ao contrário de comissões mais focadas como meio-ambiente ou infraestrutura, está tem um escopo de discussões aberto.
Muito aberto. Entre os temas propostos estão cidadania e novas formas de relações sociais, governança global, geopolítica e conflitos; democracia, representação política e novos arranjos político-institucionais; paradigmas futuros da economia; fronteiras da ciência, educação, conhecimento e informação; exploração do espaço e novas fronteiras do universo; tecnologias e enfrentamentos dos problemas sociais; evolução do direito, moral, ética, religião e comportamento humano; o futuro da arte e da cultura; meio ambiente, recursos naturais, energia e escassez.
Ao dar parecer favorável, o relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que se trata de matéria extremamente importante.
“É fruto de um debate de alto nível que ocorreu entre a direção da Casa e os líderes partidários, que vai ser exatamente a discussão de grandes temas”, afirma Jucá.
Estaremos todos colados na TV Senado, sem dúvida.