AGRO

Senar lança aplicativo com Maven

O app conta com 170 cartilhas para treinamentos de produtores e trabalhadores rurais.

14 de julho de 2021 - 10:11
Dentre as funcionalidades da aplicação, está a busca e leitura do conteúdo por voz. Foto: divulgação

Dentre as funcionalidades da aplicação, está a busca e leitura do conteúdo por voz. Foto: divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade voltada à formação e qualificação profissional no campo, lançou o aplicativo Estante Virtual Coleção Senar, desenvolvido pela Maven, gaúcha especializada em ferramentas de publicação digital 

Disponível para Andoid e iOS, o app conta com 170 cartilhas virtuais para uso nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais. O conteúdo pode ser acessado no formato offline após ser baixado no dispositivo mobile.

“Isso permite a consulta ao material sem a necessidade de conexão à internet caso a pessoa esteja no meio rural e precise tirar dúvidas sobre determinado assunto”, explica Fabíola Bomtempo, coordenadora de produção e distribuição de materiais institucionais do Senar.

Entre as funcionalidades da aplicação, está a leitura do conteúdo por voz, que possibilita escolher as opções de leitura da página ou leitura da edição completa.

Além disso, é possível efetuar a busca de edições e conteúdos utilizando comando de voz. O sistema captura as palavras mencionadas pelo usuário e exibe na tela as informações desejadas.

Em 10 dias de lançamento, o aplicativo ultrapassou 5 mil downloads.

“De forma ágil e prestativa, a Maven possibilitou a disponibilização das cartilhas do Senar em um aplicativo que trouxe diversos benefícios para os produtores rurais. Dessa forma conseguimos disponibilizar para o produtor rural na palma da sua mão o conteúdo de mais de 170 cartilhas”, destaca Bomtempo.

Fundado em 1991 e parte do chamado Sistema S, o Senar atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural por meio de suas 27 administrações regionais — que promovem cursos e capacitam para aproximadamente 300 profissões do meio.

Já a Maven, sediada em Porto Alegre, é especializada no atendimento a jornais, revistas e instituições públicas. A empresa conta com clientes como Grupo RBS, Folha de São Paulo, Correio do Povo, TCU e Tribunal de Justiça do RS.