
No Shoelace, é possível listar interesses para receber recomendações de eventos locais. Foto: Divulgação.
O Google tem uma nova tentativa de emplacar uma rede social de sucesso. A incubadora interna da empresa, chamada de Area 120, está trabalhando na Shoelace, focada em organizar eventos e atividades locais.
No aplicativo, é possível listar interesses para receber recomendações de atividades locais, chamadas de "Loops". O usuário também pode organizar seus próprios eventos, com uma interface de mapa para visualizar e confirmar presença em “Loops” de outras pessoas.
A ferramenta está disponível por enquanto para testadores convidados em Nova Iorque.
O anúncio da Shoelace acontece meses depois do Google fechar o Google+, sua tentativa mais proeminente de construir uma plataforma de mídia social.
No entanto, a nova estratégia parece não ser a de criar uma nova rede social abrangente para rivalizar com o Facebook. A Shoelace parece ter ambições mais modestas, que miram, por enquanto, apenas na funcionalidade de eventos da rede social de Zuckerberg.
A empresa espera expandir os testes para mais cidades dos Estados Unidos em breve, mas não há uma data estabelecida para o movimento.
O histórico do Google com ferramentas sociais é longo e com muitos desligamentos. A empresa já atuou com plataformas como Orkut, Google Buzz e Google+ (com funcionamento de rede social), além de serviços de chat como Allo e Google Wave.