
Outdoor de Silicon Valley na Califórnia. Foto: divulgação.
No Vale do Silício, um dos lançamentos mais esperados das últimas semanas não é exatamente um produto ou alguma inovação tecnológica propriamente dita. Nos ônibus, nas ruas de San Francisco e em arranha-céus do distrito financeiro da cidade californiana, o seriado da HBO Silicon Valley é o centro das atenções no momento.
Criada por Mike Judge, criador da cultuada série Beavis And Butt Head, Silicon Valley é um seriado de comédia que mira o mercado de startups, jovens endinheirados e os que querem enriquecer no Vale do Silício.
O seriado é produzido por Scott Rudin, que já mirou a indústria tecnológica anteriormente com o filme A Rede Social. No entanto, desta vez com o humor ácido de Mike Judge, que já mostrou experiência em satirizar o mercado de trabalho no filme "Como Enlouquecer Seu Chefe".
O seriado começa com a decisão de uma pequena startup chamada Pied Piper, que recebe uma proposta de compra de US$ 10 milhões por uma companhia maior chamada Hooli. No entanto, segundo atesta o site norte-americano ValleyWag, isso é só um pretexto para fuzilar a já bizarra realidade da cena tecnológica no norte californiano.
"A sátira de Judge é mais do que adequada. Ela dá a estes miseráveis o gracioso tapa na cara que eles precisam levar", dispara Sam Biddle, jornalista do ValleyWag.
Embora não seja o primeiro seriado ou filme a examinar o tema de TI, Silicon Valley já é apontado como um dos melhores, creditado principalmente ao olho clínico de Judge.
A Wired, em sua edição de abril, publicou um especial de oito páginas sobre o novo seriado, destacando como o humor do programa escapa da simples caricatura, optando por documentar o humor já existente nos tipos excêntricos e bizarros que povoam o vale.
"Quando a HBO pediu uma temporada de oito episódios, Judge não teve tempo de comemorar. Ele tinha que fazer tudo certo, e para isso tinha muita pesquisa a fazer", documenta a revista.
Em sites agregadores como o Metacritic, jornalistas que tiveram acesso preliminar aos primeiros episódios aclamaram o programa, resultando em uma nota média de 85 para a primeira temporada.
Agora, o que resta é esperar até a estréia nacional, cuja data ainda não foi divulgada. Nos Estados Unidos, o primeiro episódio vai ao ar na noite deste domingo, 06.
Leandro Souza viajou à Califórnia à convite da NetEvents.