MA OE

Silvio Santos vem aí no triple play

Silvio faz manobras legais para manter controle de TV a cabo e visa fusão com empresa de telecom.

04 de janeiro de 2013 - 11:31
Quem quer pacote com TV, internet e telefone, oeee. Foto: reprodução.

Quem quer pacote com TV, internet e telefone, oeee. Foto: reprodução.

Senor Abravanel, ou como todo brasileiro prefere chamá-lo, Silvio Santos, está de olho no mercado das operadoras de TV, internet e telefonia, o chamado "triple play". Tanto até que já prepara manobras legais para aumentar sua força frente à concorrência.

Segundo a Folha, o passo para a oferta de pacotes triple play deve ocorrer por meio da fusão da TV Alphaville, serviço de TV a cabo controlada pelo Grupo Silvio Santos, com a Megatelecom, empresa de internet e fibra óptica que pertence a Guilherme Stoliar, sobrinho de Silvio.

O serviço seria disponibilizado na região da Grande São Paulo.

Conforme o jornal paulista, o empresário dono do SBT está fazendo mudanças no estatuto societário do Grupo Silvio Santos para poder renovar a outorga da TV Alphaville.

Para isso, Silvio está tentando passar parte da empresa para familiares e pessoas ligadas ao grupo, deixando de ser o sócio majoritário da TV Alphaville.

A manobra se deve ao fato que uma emissora de televisão ou rádio não pode deter o controle de uma empresa de telecomunicações, setor em que operadoras de TV a cabo foram enquadradas a partir de 2011, devido a uma mudança na lei.

O movimento não é ilegal, mas deve ser vetado pela Anatel, que tem resolução que define controle como poder de dirigir, de forma direta ou indireta.

NOVO ORGANOGRAMA

Segundo organograma enviado pelo empresário à Anatel, em outubro, o SBT terá 49% do capital votante da TV Alphaville, enquanto sua filha Renata Abravanel passa a ter 6%.

Ivani Stoliar, ex-mulher do presidente do Grupo Silvio Santos, e Guilherme Stoliar, contam com 15% do capital votante.

O empresário João Alves de Queiroz Filho, conhecido como Júnior e dono da Hypermarcas, terá 1,5%. Os demais 28,5% ficarão sob controle da HerbeysHolding, empresa ligada a família de Júnior.