ERP

Sistema do HCPA cai

28 de agosto de 2014 - 16:29
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foto: .flickr.com/photos/robvini/

Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foto: .flickr.com/photos/robvini/

O sistema de gestão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o AGH Web, sofreu uma falha grave na manhã desta quinta-feira, 28, saindo totalmente de operação entre 8h30 e 15h30. 

Com a falha, médicos não conseguem acessar exames e prontuários e pacientes não conseguem marcar consultas de retorno, por exemplo. 

Não há, até o momento, um diagnóstico preciso da causa nem previsão de retorno completo ao funcionamento, informou o HCPA.

Ainda segundo divulgou a instituição, em uma nota que não está mais disponível no site, técnicos da Oracle estiveram no HCPA para corrigir o problema junto as equipes da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação.

O texto divulgado pelo HCPA não entra em detalhes técnicos, mas recentemente a instituição fez uma migração do Oracle Forms e Reports da versão 6i para 11g.

O banco é onde roda o AGH Web, um software de gestão desenvolvido internamente pelo HCPA.

Com cerca de 1 mil médicos e 845 leitos, Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma instituição pública e universitária, ligada ao Ministério da Educação e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Popularmente conhecido por Clínicas, o HCPA é tido como um dos hospitais públicos líderes em adoção de tecnologia no país. 

O AGH Web é a base do AGHU, um sistema em Java que está sendo desenvolvido desde 2009 com recursos federais para ser liberado como para 46 instituições similares no país.