
O município de Gijón faz parte da província e principado das Astúrias, na Espanha. Foto: Divulgação.
A fim de agilizar e diminuir os custos com a implantação das certificações de qualidade ISO 9001, ISO 14001 e Acreditação 17025, a Empresa Municipal de Aguas de Gijón (EMA) - sociedade anônima de propriedade do município de Gijón, que faz parte da província e principado das Astúrias, na Espanha - adotou a solução SE Document, da SoftExpert.
“Pode-se dizer que sem o SE Document, alcançar a ISO teria sido um processo custoso e complicado, tanto em termos de tempo despendido quanto no que diz respeito aos recursos humanos empregados”, conta Ana Isabel del Canto Zanca, responsável pelo departamento de Informática da EMA.
A EMA é responsável pela gestão direta dos serviços relacionados a gestão do ciclo integrado da água, tanto no município de Gijón quanto nas comunidades rurais (coleta, tratamento e abastecimento de água potável, bem como manutenção, limpeza e reparação de instalações de esgoto, saneamento e purificação da água).
A empresa necessitava de um software para agilizar e diminuir os custos com a implementação das certificações de qualidade e acreditação. Além disso, queria uma ferramenta para controlar a gestão da documentação relacionada aos certificados de qualidade.
De acordo com Ana Isabel, os processos de implementação e manutenção das normas foram os principais ganhos obtidos com o uso do SE Document.
O software da SoftExpert é utilizado por 15 colaboradores na EMA e, além da conquista da ISO, Ana Isabel afirma que com uma documentação agora estruturada e organizada – são cerca de 10 mil documentos cadastrados na ferramenta -, o SE Document proporcionou também economia de tempo de trabalho.
“Embora o SE Document seja utilizado principalmente para a qualidade, nós também temos documentados os manuais de uso de diferente dispositivos, o que facilita muito o acesso à informação por parte dos colaboradores da EMA”, explica Ana Isabel.
O SE Document automatiza a criação e revisão dos documentos ao longo de todas as suas etapas (edição, consenso, aprovação e homologação) com integração direta aos seus aplicativos de origem tais como editores de texto e planilhas, ferramentas CAD, etc.
Além disto, todas as ações realizadas sobre os documentos em todo o seu ciclo de vida são 100% monitoradas.
Fundada em 1995 e contando atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo, as soluções da SoftExpert são utilizadas por empresas dos mais variados portes e ramos de atuação, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo, serviços, dentre outros.
A SoftExpert registrou, em 2013, um crescimento no lucro de 34% em comparação ao ano anterior. Ela também contabilizou um aumento de 15% nos negócios concretizados com clientes nacionais e internacionais, ultrapassando a marca de R$ 50 milhões.
No início do ano a empresa afirmou que previa para 2014 um crescimento de 25% no faturamento global e 50% no faturamento do mercado internacional.