
A Junta Comercial de Santa Catarina e a prefeitura de Florianópolis estabeleceram a próxima sexta-feira, 20, como prazo para a capital começar a utilizar o sistema estadual que promete mais agilidade no processo de abertura de empresas.
O sistema é baseado no software Regin (Registro Mercantil Integrado). Conforme o diretor da Junta catarinense, Antônio Zimmermann, pela ferramenta mais de 90% do processo se torna eletrônico, o que possibilita reduzir para poucos dias – em alguns casos, 48 horas - um processo que antes demorava meses.
O software vem sendo instalado nas prefeituras catarinenses desde 2006. Além de Florianópolis, Blumenau e Itajaí estão, agora, em processo de adaptação para abertura do uso da solução.
O Regin foi desenvolvido pela Junta Comercial para unificar os sistemas dos órgãos responsáveis pelos alvarás de abertura ou fechamento de empresas. O objetivo é facilitar o processo por meio da digitalização de documentos, que são também disponibilizados para consultas futuras, informa o ClicRBS.