Um software da carioca Domustec promete impedir as fraudes em pesquisas realizadas via Internet. O QuestManager gerencia os questionários e aplica opções de bloqueios para possíveis tentativas de respostas não confiáveis.
Segundo o diretor de TI da Domustec, Gustavo Cerqueira, entre as tecnologias utilizadas no software estão a gravação de cookies para evitar a dupla participação através do mesmo computador; os filtros que interceptam mais de uma participação com o mesmo IP e o sistema Captcha que pede ao usuário que digite um código alfanumérico antes de iniciar a pesquisa.
O software brasileiro também oferece dispositivos inteligentes antifraudes como, por exemplo, a possibilidade de encerrar a pesquisa por meio de “questões filtro” que aparecerão aleatoriamente em diferentes pontos do questionário.
Outro dispositivo do software é a possibilidade de criação de ‘checkpoints’ invisíveis e cronometrados inseridos nas perguntas. Se a pesquisa for respondida em tempo inferior ao estimado pode ser um alerta de que o entrevistado respondeu tudo de qualquer jeito, sem prestar atenção nos questionamentos ou que um robô está sendo utilizado.
Informações adicionais sobre a solução podem ser obtidas no site relacionado abaixo.