MÃO DE OBRA

Sonda: mudança e formação em SC


12 de junho de 2012 - 12:41
Foto: flickr.com/photos/59182704@N04

Foto: flickr.com/photos/59182704@N04

A Sonda IT firmou uma parceria para qualificação de mão de obra em Santa Catarina que envolverá a transferência das instalações de sua regional de Joinville para o Inovaparq,  polo de TI da cidade, e dali oferecer um programa de treinamento junto às universidades associadas ao parque.

Conforme Walter Lohmanm, gerente de Produto da regional de Joinville da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, a meta é não só melhorar a oferta profissional local, mas criar um ecossistema propício à própria empresa.

“Hoje temos 20 vagas abertas na regional, a serem preenchidas por, no mínimo, 50% de alunos ingressantes em nossos cursos", comenta ele.

A intenção, segundo Lohman, é dobrar o número de profissionais da operação na região durante o próximo ano, o que deve somar 90 pessoas.

A ideia é concluir, até a primeira semana de julho, a transferência para o Inovaparq, da unidade de desenvolvimento de softwares de Joinville, inaugurada em fevereiro do ano passado.

O novo centro ocupará, inicialmente, um espaço de 300 metros quadrados no parque joinvilense.

Essa é a segunda iniciativa de uma grande da TI voltada à qualificação de mão de obra em Santa Catarina desde março, quando a SAP anunciou a criação de um polo de formação no norte do estado, com oferta de cursos subsidiados para universidades e empresas de Blumenau, Jaraguá do Sul e região, com meta de formar 250 consultores até o fim de junho.

No caso da Sonda, o acordo com o Inovaparq inclui a disponibilização de uma série de cursos rápidos, de 24 a 30 horas, focados em práticas e rotinas fiscais e financeiras, com vantagens para alunos de instituições parceiras – Univille, Udesc, UFSC e Universidade Católica de Santa Catarina.

Entram no programa de estudos linhas como SPED Fiscal e Contábil, comércio exterior, apuração de livros fiscais, CIAP, entre outros, em oferta como treinamentos extracurriculares.

NA PORTA DA UNIVERSIDADE
Cálculos do ministério de Ciência e Tecnologia, indicam que a  carência por profissionais de TIC chegará a 3 milhões no Brasil no curto prazo.

Segundo Eduardo Borba, vice-presidente da Divisão de Aplicativos da Sonda, a ação da companhia em Santa Catarina visa não só a qualificar mão de obra, mas também a fazê-lo mais rapidamente, dando conta das demandas das empresas.

"Abrimos a possibilidade de criar um grupo de candidatos bem preparados, com expectativa de reduzir o tempo entre contratação e capacitação", afirma ele.

INOVAPARQ
O Inovaparq foi criado com aporte financeiro do governo catarinense e envolve quatro das maiores universidades de sua região - uma área contígua aos campus da Univille, da UFSC e da Udesc, em Joinville.

A instituição é ponto estratégico em relação às grandes indústrias de Joinville, como Whirpool (800 metros de distância), Embraco (2 Km), Totvs (2,3 Km) e Dohler (2,7 Km).

O Inovaparq conta com uma área de 20 hectares.

Seu entorno disponibiliza uma infraestrutura de apoio com agência bancária, hotel, restaurante e Shopping Center, além do Jardim botânico Von Marcius, com dois hectares de área preservada de Mata Atlântica.