REESTRUTURANDO

Sony de saída do mercado de drives ópticos


27 de agosto de 2012 - 14:04
Sony abandonando o mercado de drives de CD e DVD. Foto: flickr.com/photos/oliver_leitzgen

Sony abandonando o mercado de drives de CD e DVD. Foto: flickr.com/photos/oliver_leitzgen

A Sony, em sua onda de reestruturação para recuperar as perdas fiscais sofridas em 2011 - cerca de US$ 5,8 bilhões - anunciou que vai sair do mercado de drives ópticos.

A Sony Optiarc Inc. é responsável pela produção de drives de CD e DVD usados em computadores, deve fechar suas portas em março, segundo informou o diário japonês The Asahi Shinbun.

Segundo analistas, a decisão deve resultar na demissão de 400 funcionários, no Japão e em outros países, e deve ser um dos passos finais no processo de deixar a empresa mais enxuta em suas operações.

Para se recuperar dos prejuízos, a empresa japonesa está direcionando seu foco às divisões como a de jogos e sensores de imagem e fechando ou reduzindo seus setores menos lucrativos, como a de celulares, a Sony Mobile, e a Sony Optiarc.

A Sony Optiarc possui mundialmente uma parcela de mercado de aproximadamente 15%, com faturamento de dezenas de bilhões de yen, conforme destaca o jornal nipônico. No entanto, a empresa vem acumulando perdas nos últimos anos.