.jpg?w=730)
Todo mundo de olho no sorteio. Foto: Buda Mendes/Getty Images
A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, realizada na Bahia sexta-feira, 09, gerou um tráfego de dados de 3 Terabytes, sendo 1,9 de download e 1,17 de upload durante os sete dias do evento que antecedeu o sorteio.
Os dados, equivalentes 647 DVDs ou 822 mil fotos em alta resolução, foram trafegados por meio de uma rede da Oi pelos jornalistas cobrindo o evento.
O pico de utilização desses serviços, que se deu no momento da cerimônia do sorteio, quando mais de 700 jornalistas estavam conectados simultaneamente à rede wireless da Oi.
A Oi disponibilizou na Costa do Sauípe um link com capacidade de 100 Mbps, exclusivo para utilização dos jornalistas nas áreas destinadas à imprensa (media center, área dos fotógrafos à beira do palco, tribuna de imprensa, zona mista, caminhões de geração de imagens e sala de coletiva de imprensa).
Outro link de dados, também com capacidade de 50 Mbps, foi instalado pela Oi para utilização da FIFA e do Comitê Organizador Local.
Esse serviço conectou diversos pontos-chave para o funcionamento do evento – como os escritórios da organização, os hotéis-sede e VIP (em Salvador e na Costa do Sauípe), um estande de boas-vindas no aeroporto e os centros de credenciamento, voluntariado, monitoramento de rede e de logística, além dos depósitos da FIFA.