
Felipe Mendes, gerente de Business Intelligence (BI) da Strattner. Foto: reprodução.
A Strattner, empresa de venda e distribuição de dispositivos médicos, adotou a solução da Cortex, especializada em inteligência de dados para marketing e vendas.
Segundo a companhia, o projeto teve o objetivo de desenvolver a maturidade do time comercial no uso de dados, bem como a habilidade analítica em usar os dados estrategicamente para gerar novos negócios e criar engajamento.
A Cortex foi escolhida como implementadora para reduzir custos, o que inclui os investimentos na parte operacional e treinamento, assim como na eficácia de colocar a solução em prática em um tempo menor.
Segundo Felipe Mendes, gerente de Business Intelligence (BI) da Strattner, a empresa apoiou em duas frentes: na estruturação de Big Data e no desafio de geração de leads mais qualificados a partir da propensão e similaridade em relação aos clientes.
O projeto incluiu um plano de ação com a inclusão de times com competência técnica, melhorias no mapeamento da maturidade comercial e treinamento para força de vendas por meio da utilização dos dados.
Além disso, também houve a centralização da geração de leads e a implementação da metodologia ágil para promover uma evolução do processo de campanhas direcionadas.
"O primeiro passo foi a estruturação dos dados e, em um segundo momento, trouxemos uma solução customizada para apoiar também na evolução da maturidade no uso de dados e analítica da estrutura de vendas da Strattner”, explica Stela Poli, head de CS da Cortex.
Segundo a empresa, a implementação da solução gerou uma otimização das ações, passando a qualificar a entrega de leads de maneira mais rápida e inteligente, chegando a 70% de assertividade da qualificação.
“Passamos a fazer interações rápidas, com sprints de 15 dias junto ao nosso time comercial. Dessa forma, começamos a gerar leads e ter feedbacks de forma ágil para melhorar a nossa metodologia e ter ganhos mais rápido”, conta Mendes.
O projeto também aumentou de 5% para 80% a quantidade de oportunidades cadastradas no CRM.
Agora, a empresa deve passar a entender como, a partir de leads mais qualificados e dos feedbacks do time de vendas, o time conseguirá retreinar o modelo para aumentar ainda mais a assertividade.
No mercado há 70 anos, a Strattner oferece venda e distribuição de dispositivos médicos. Com sede no Rio de Janeiro, a companhia possui escritórios em outras sete cidades no país, com cerca de 568 funcionários.
Fundada em 2003, a Cortex possui escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Por meio de sua plataforma de Software as a Service (SaaS) de Big Data Analytics, a empresa provê soluções de inteligência para clientes como Unilever, Flash, L'Oreal, Roche, Carrefour, Mc Donald's e Claro.