
Uma das plataformas de streaming mais bem sucedidas do mercado, a Twitch foi lançada em 2011 para suceder a antiga Justin.tv, que tinha o foco voltado para o universo dos videogames. Não demorou muito tempo para que a empresa se tornasse um sucesso global, mas o grande ponto de virada veio em 2014, quando a Amazon comprou a Twitch e também passou a olhar para outros setores do entretenimento.
No ano em que completa uma década de vida, a Twitch não para de bater recordes de audiência. Além disso, ainda que o setor de games seja seu carro-chefe, as estatísticas apontam que a Amazon tomou uma decisão correta ao abrir as portas para outros segmentos.
Recorde de horas assistidas no primeiro semestre de 2021
Entre janeiro e junho deste ano, a Twitch bateu o recorde de horas assistidas em um único semestre. De acordo com as empresas de tecnologia StreamElements e Rainmaker.gg, ambas especialistas em coletar e fornecer dados para o setor de streaming, a companhia acumulou 12,2 bilhões de horas assistidas nos primeiros seis meses de 2021 — número esse que representou um aumento de aproximadamente 50% na audiência em relação a 2020.
O game LoL (League fo Legends) foi o que mais gerou visualizações nesse período, com 912 milhões de horas assistidas. Mas não foi somente os títulos tradicionais da cena de eSports (esportes eletrônicos) que ajudaram a alcançar essa marca tão expressiva.
O sucesso global da plataforma também impulsionou conteúdos de modalidades alternativas. No poker online, por exemplo, o streamer Lex Veldhuis conta com 285 mil seguidores e já soma mais de 42 milhões de visualizações em seu canal. Segundo o site de análises twitchstats.net, ele é um dos mais assistidos de seu segmento em 2021.
São muitos os fatores que explicam o sucesso da modalidade de cartas no streaming. Um dos principais pontos a se destacar é o fato da Twitch ser uma ferramenta educacional ideal para iniciantes e aspirantes que procuram melhorar o próprio jogo.
Além do mais, de acordo com a escola de criadores da Twitch, a primeira interação entre os streamers e os usuários é de suma importância para atingir um alto nível de engajamento com os espectadores, já que a chance dos visitantes decidirem retornar ao canal após uma boa impressão na primeira visita é 50% maior.
Streamer Alexandre Gaules é a principal força brasileira na Twitch
Nome bastante conhecido na comunidade internacional de eSports, o brasileiro Alexandre Gaules é um verdadeiro fenômeno. Ex-jogador do game CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive), ele é simplesmente o terceiro streamer mais assistido no mundo, com mais de 3 milhões de seguidores na Twitch.
Para se ter uma ideia do tamanho de sua popularidade, em setembro deste ano Gaules acumulou nada mais nada menos que 14.858.677 horas assistidas, com pico de 130.718 espectadores simultâneos na plataforma da Amazon, que desde o ano passado participa do mercado brasileiro de publicidade.
Pelo segundo ano consecutivo da NBA, Gaules está transmitindo partidas da liga norte-americana de basquete. Para a atual temporada, a Budweiser, umas das principais patrocinadoras do campeonato e parceira do brasileiro, ampliou a cobertura da NBA em seu canal.
A programação de jogos da NBA (2021-2022) transmitidos na Twitch brasileira ficou distribuída da seguinte maneira: 72 partidas de temporada regular, além de jogos do All-Star Weekend e dos playoffs (série eliminatória).
A equipe de Gaules se manteve a mesma. Ele segue contando com as colaborações dos streamers Lindinho, Liminha, VelhoVamp, Carva e Llauqs nas partidas.
Gaules e seu time têm o objetivo de levar o basquete para um novo público de maneira leve e descontraída, mas sem deixar de trazer informações importantes e comentários lúcidos sobre o que está acontecendo em quadra.
Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil, não tem poupado elogios ao brasileiro em uma série de entrevistas nas últimas semanas. Na opinião de Rodrigo, ele conseguiu romper barreiras ao criar um estilo de transmissão diferenciado, com uma linguagem nova, proporcionando conteúdos diferentes para todos os usuários que interagem na Twitch.