
A SunGard Higher Education é norte-americana, mas podia ser mineira, já que faz o gênero come-quieto.
Desde 2007 no Brasil, não faz muito alarido sobre receita nem lucro, além de ser sucinta quando o assunto é equipe ou carteira: atualmente, são cerca de oito pessoas no país, atendendo a cinco universidades, sendo Anhembi Morumbi e Insper (ex-Ibmec São Paulo) os contratos mais recentes.
Mas não se engane: quietinha assim, a companhia, que por aqui se instalou em São Paulo, já investiu mais de US$ 2 milhões no país, onde pretende liderar o mercado de gestão do ensino superior dentro de cinco anos, chegando a 50 clientes.
Falando nisso, as metas da comapnhia são de conquistar dois novos clientes até 2010 e outros dois em 2011.
“O Brasil oferece um mercado promissor, formado por mais de duas mil instituições de ensino superior. Queremos firmar presença no segmento de grandes universidades, que é cerca de 8% do mercado, e também no de pequenas faculdades e institutos, que fica com 30%”, conta o CEO da companhia, Ron Lang, que esteve no país pela primeira vez nesta terça-feira, 1º de setembro.
Segundo Lang, grande parte dos investimentos já feitos no Brasil foram destinados à tropicalização do software Banner Campus Digital Unificado, que foi traduzido para o português e agregou módulos para atender a processos caracteristicamente brasileiros, como o vestibular.
E conforme a gerente geral da empresa no Brasil, Swinda Salazar Piquemal, para seguir crescendo por aqui a aposta está na oferta de uma solução adaptável aos diversos portes de universidades, além da opção de software hospedado e open source code, o que permite aos clientes promoverem suas próprias adaptações na solução.
Além do software, serviços de consultoria e gerenciamento de processos também estão no cerne da operação da SunGard Higher Education – a participaçãso das duas áreas nos negócios ficam em 50%/50%, de acordo com Lang.
E tudo parece estar agradando: em mais de 40 países, são 1,6 mil clientes - traduzidos em cerca de 10 milhões de alunos - cuja taxa de renovação de contratos tem ficado acima dos 99%.
Além disso, 35% das maiores instituições de ensino superior dos EUA, 80% das universidades de pesquisa e 35% das faculdades de comunicação do país, são clientes da companhia.
A alta taxa de renovação, por exemplo, é obtida a partir de resultados como estes: Lang garante que as soluções da empresa trazem redução de dez semanas para dois dias no tempo de renegociação de contratos de docentes nas universidades usuárias, que também registram, em média, aumento de 90% na taxa de utilização de suas salas de aula, proporcionando economias que passam dos R$ 300 mil.
“Nosso negócio não é tecnologia para o ensino superior, é o ensino superior. Dos nossos 2,7 mil funcionários pelo mundo, mais de dois mil migraram desta área. Entendemos os processos e por isso estamos aptos a auxiliar os clientes”, explica o CEO.
A SunGard Higher Education faz parte do grupo SunGard Data Systems Inc, maior empresa privada de software e serviços da lista Fortune 500. A organização atende a mais de 25 mil clientes em 70 países, com divisões dedicadas ao mercado financeiro e ao setor público, além da SGHE.
Unindo isso tudo, o grupo tem registrado média anual de receita em torno de US$ 5 bilhões, com lucros na casa do US$ 1 bilhão.
Gláucia Civa cobriu a vinda do CEO da SunGard Higher Education ao Brasil, em São Paulo, à convite da empresa.
Desde 2007 no Brasil, não faz muito alarido sobre receita nem lucro, além de ser sucinta quando o assunto é equipe ou carteira: atualmente, são cerca de oito pessoas no país, atendendo a cinco universidades, sendo Anhembi Morumbi e Insper (ex-Ibmec São Paulo) os contratos mais recentes.
Mas não se engane: quietinha assim, a companhia, que por aqui se instalou em São Paulo, já investiu mais de US$ 2 milhões no país, onde pretende liderar o mercado de gestão do ensino superior dentro de cinco anos, chegando a 50 clientes.
Falando nisso, as metas da comapnhia são de conquistar dois novos clientes até 2010 e outros dois em 2011.
“O Brasil oferece um mercado promissor, formado por mais de duas mil instituições de ensino superior. Queremos firmar presença no segmento de grandes universidades, que é cerca de 8% do mercado, e também no de pequenas faculdades e institutos, que fica com 30%”, conta o CEO da companhia, Ron Lang, que esteve no país pela primeira vez nesta terça-feira, 1º de setembro.
Segundo Lang, grande parte dos investimentos já feitos no Brasil foram destinados à tropicalização do software Banner Campus Digital Unificado, que foi traduzido para o português e agregou módulos para atender a processos caracteristicamente brasileiros, como o vestibular.
E conforme a gerente geral da empresa no Brasil, Swinda Salazar Piquemal, para seguir crescendo por aqui a aposta está na oferta de uma solução adaptável aos diversos portes de universidades, além da opção de software hospedado e open source code, o que permite aos clientes promoverem suas próprias adaptações na solução.
Além do software, serviços de consultoria e gerenciamento de processos também estão no cerne da operação da SunGard Higher Education – a participaçãso das duas áreas nos negócios ficam em 50%/50%, de acordo com Lang.
E tudo parece estar agradando: em mais de 40 países, são 1,6 mil clientes - traduzidos em cerca de 10 milhões de alunos - cuja taxa de renovação de contratos tem ficado acima dos 99%.
Além disso, 35% das maiores instituições de ensino superior dos EUA, 80% das universidades de pesquisa e 35% das faculdades de comunicação do país, são clientes da companhia.
A alta taxa de renovação, por exemplo, é obtida a partir de resultados como estes: Lang garante que as soluções da empresa trazem redução de dez semanas para dois dias no tempo de renegociação de contratos de docentes nas universidades usuárias, que também registram, em média, aumento de 90% na taxa de utilização de suas salas de aula, proporcionando economias que passam dos R$ 300 mil.
“Nosso negócio não é tecnologia para o ensino superior, é o ensino superior. Dos nossos 2,7 mil funcionários pelo mundo, mais de dois mil migraram desta área. Entendemos os processos e por isso estamos aptos a auxiliar os clientes”, explica o CEO.
A SunGard Higher Education faz parte do grupo SunGard Data Systems Inc, maior empresa privada de software e serviços da lista Fortune 500. A organização atende a mais de 25 mil clientes em 70 países, com divisões dedicadas ao mercado financeiro e ao setor público, além da SGHE.
Unindo isso tudo, o grupo tem registrado média anual de receita em torno de US$ 5 bilhões, com lucros na casa do US$ 1 bilhão.
Gláucia Civa cobriu a vinda do CEO da SunGard Higher Education ao Brasil, em São Paulo, à convite da empresa.