INDÚSTRIA

Suzano começa a acelerar startups

Programa com a Emerge e o Senai selecionou seis empresas com bio soluções.

18 de julho de 2023 - 17:12
Julio Ramundo, diretor da Suzano Ventures. Foto: Divulgação

Julio Ramundo, diretor da Suzano Ventures. Foto: Divulgação

A Suzano Ventures, corporate venture capital (CVC) da Suzano, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, iniciou o seu programa de aceleração com a Emerge, consultoria de inovação especializada em deep techs.

A partir da chamada "Missão Industrial (Bio) Soluções: O Futuro a partir da árvore”, promovida com o SENAI, foram selecionadas seis startups: HB Biotech, Cellugam, Recombine Biotech, Entropic Solutions, Nanobees e Mogai.

Segundo a empresa, a escolha considerou o alinhamento estratégico com as verticais da Suzano Ventures, que são forest-tech, biomassa de eucalipto e embalagens sustentáveis.

Agora, as selecionadas passarão por mentorias durante cinco meses para estruturar seus modelos de negócio e desenvolver seus projetos. Em novembro, o produto final deve ser apresentado em formato de pitch. 

As startups que se destacarem serão apoiadas pela Suzano Ventures e poderão receber investimentos.

“Nesse processo, o contato constante com as startups e aceleradoras é fundamental para alavancarmos projetos e novas soluções, ainda em estágio inicial. É um processo de colaboração em que a Suzano busca disponibilizar acesso à sua base de P&D, ferramentas e todo o conhecimento que acumulamos”, explica Julio Ramundo, diretor da Suzano Ventures.

Além de participar do programa de aceleração, as empresas desenvolverão em paralelo os projetos submetidos ao edital, com acesso a conteúdo, mentoria e suporte da Emerge.

As startups também poderão usufruir dos benefícios de fazer parte do Cubo, do qual a Suzano é mantenedora. Após o encerramento do programa, ainda poderão participar do processo seletivo para fazer parte da comunidade.

Fundada em 1924, a Suzano possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papel por ano. A companhia exporta para mais de 100 países e conta com aproximadamente 35 mil colaboradores.

Sediada em São Paulo, a empresa possui 11 fábricas em operação no Brasil e detém 18% do mercado mundial de celulose.

Em 2023, a companhia lançou a Suzano Ventures, iniciativa de CVC que investirá US$ 70 milhões em negócios de todo o mundo, prioritariamente em estágio inicial.

Já a Emerge foi criada em 2017 e já atuou em projetos de clientes como Natura, Grupo Boticário, Eurofarma, Aché, Novartis, BRF, JBS, Braskem, e Rhodia Solvay.