
Da esquerda para a direita: Carlos, Felipe e André, da Magoo Tecnologia. Foto: divulgação.
A empresa brasileira Magoo Tecnologia colocou no mercado o Magoo 3D, uma membrana para a tela do iPad que torna possível a visualização em 3D de fotos e vídeos comuns.
Desenvolvida em família - dois irmãos e um primo - a tecnologia (membrane e app de conversão) transforma imagens e vídeos 2D para a visualização tridimensional, reproduzindo na tela do tablet sem a necessidade de óculos 3D.
A solução utiliza um princípio ótico conhecido como "parallax", que gera o deslocamento de uma imagem entre dois pontos de visão, provocando o efeito tridimensional, segundo destaca o Mobile Time.
A empresa propõe um efeito diferente do percebido no cinema, em que as imagens ganham profundidade, conforme explica diz André Zanuto, que idealizou e desenvolveu o produto ao lado do irmão, Carlos Zanuto e do primo Felipe Fernandes.
"Acreditamos que a tecnologia 3D tem que ser o mais natural o possível. Afinal, quando olhamos pela janela não vemos os objetos pulando através de nossos olhos”, observa.
A ideia para o Magoo 3D surgiu em 2010, quando Zanuto vivia na Austrália. Ao conhecer melhor tecnologias publicitárias que usam a tecnologia lenticular para produzir efeitos de profundidade, ele tentou adaptá-la para equipamentos eletrônicos, mas chegou à conclusão de que sairia caro demais.
Ainda apostando em levar uma experiência 3D para equipamentos como tablets, o empresário descobriu a Parallax. Depois de muitos cálculos e testes, saiu a solução da membrana, que foi patenteada no Brasil.
Embora o desenvolvimento do equipamento foi interno, atualmente a produção da membrana e de sua armadura para fixação no iPad são terceirizadas e a montagem acontece na sede da Magoo.
Licenciado pela Apple, o periférico está disponível para venda através do site da Magoo, pelo preço de R$149,99.
A empresa estuda parcerias para vender o produtos em lojas especializadas nos próximos meses e também planeja exportar a solução.