TROCA DE FIBRAS

Telebras e TIM firmam parceria para 4G

Acordo prevê troca de infraestrutura que permitirá o uso de fibras no Norte e Nordeste do país.

11 de outubro de 2012 - 10:01
Bonilha: Telebras busca operadoras para fomentar 4G.

Bonilha: Telebras busca operadoras para fomentar 4G.

A TIM firmou com a Telebras nesta quarta-feira, 10, um acordo de troca de infraestrutura que permitirá o uso de fibras no Norte e Nordeste do país.

As duas companhias também anteciparam que farão novo acerto de capacidade para as redes 3G – e futuramente 4G – da operadora móvel.

Pelo acerto, a TIM – que detém os direitos de uso das fibras ópticas do linhão de Tucuruí – vai ceder um par de fibras à estatal ao longo de um trajeto de 2,2 mil km entre a cidade paraense e Manaus, além da ligação entre a capital do Amazonas e Macapá.

“Essa linha estará operacional no início do próximo ano”, afirma o vice presidente da TIM, Mario Girasole.

De acordo com o presidente da Telebras, Caio Bonilha, a empresa já compartilha torres com a TIM, mas o novo acordo reforça a estrutura na região Norte, sendo por isso considerado um projeto estratégico do governo.

“Em contrapartida, vamos construir uma nova rede no interior do Nordeste, onde a TIM será parceira”, explica Bonilha.

A linha nordestina, também com 2,2 mil km, irá cruzar os estados da região a partir do Piauí. A previsão é que esteja pronta no fim do próximo ano, quando a TIM passará a ter direito a um par de fibras nessa infraestrutura.

A rede, conforme Bonilha, irá funcionar, a exemplo da maior parte das fibras usadas pela Telebras, sobre o sistema elétrico. Por isso, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) também entra no investimento.

“Estamos concluindo o termo de referência e a Chesf deve soltar o edital ainda este ano”, afirma o presidente da Telebras.

Paralelamente, TIM e Telebras negociam também o uso da capacidade de transporte da estatal para reforçar as redes 3G da operadora móvel, com vistas à futura oferta de 4G.

De acordo com Girasole, até a próxima semana a operadora vai anunciar os fornecedores de sua rede 4G.

Embora o acerto com a TIM seja o primeiro voltado às redes de quarta geração, a Telebras projeta firmar acordos semelhantes com outras teles, em breve.