POLÍTICA

Terry Gou quer ser presidente de Taiwan

Fundador da Foxconn acredita que pode resolver a crise com a China.

28 de agosto de 2023 - 06:42
Terry Gou, o homem do momento? Foto: Depositphotos.

Terry Gou, o homem do momento? Foto: Depositphotos.

Terry Gou, fundador da Foxconn, gigante de manufatura de eletrônicos conhecida por ser fornecedora da Apple, entrou na disputa pela presidência de Taiwan, onde eleições estão marcadas para janeiro de 2024.

A candidatura acontece em um momento especialmente tenso para Taiwan, com uma escalada de tensões com a China, que tem o objetivo de incorporar a ilha ao seu território.  

“Taiwan não pode virar a Ucrânia. Eu não vou nunca deixar que Taiwan vire a próxima Ucrânia”, afirma Gou. “Eu posso garantir 50 anos de paz para Taiwan”, promete o candidato ao site Nikkei

Gou está em uma posição interessante para dialogar com a China. A Foxconn foi fundada e está sediada em Taiwan, mas é ao mesmo tempo a maior empregadora da China, com 1,2 milhão de funcionários. 

Além disso, Gou é conhecedor dos Estados Unidos, onde estão a maioria dos seus grandes clientes. Os Estados Unidos têm o seu próprio conflito em curso com a China e assumiram o compromisso de manter Taiwan independente.

A China, por outro lado, não reconhece a independência de Taiwan, um estado fundado pelo lado derrotado da guerra civil no país em 1949. Os chineses tem feito exercícios militares cada vez mais agressivos ao redor de Taiwan, além de anunciar sanções comerciais. 

Uma mistura e tanto, que poderia inclusive resultar em retaliações para a Foxconn na China (nos últimos anos, o partido comunista chinês já botou mais de um bilionário do setor de tecnologia na linha). 

Gou diz que não tem mais nada que ver com a operação da Foxxcon, da qual deixou o comando em 2019 e que nunca foi controlado pelo governo da China.

Parece improvável que Gou consiga colocar seus planos em prática. As últimas pesquisas colocam o candidato com 12% das intenções de voto, bem atrás do favorito, com 39%.