REDE

TIM monitora desempenho com Open Labs

Solução processa e disponibiliza os KPI’s para a Anatel monitorar a qualidade dos serviços da operadora.

11 de agosto de 2021 - 15:56
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A TIM adotou a solução Altaia, da Open Labs, desenvolvedora de produtos e serviços para os mercados de TI e telecom, com o objetivo de monitorar e fazer a gestão da qualidade e desempenho da sua rede.

Segundo a companhia, a solução segue a sua estratégia de migração de sistemas para a nuvem e, em tempo real, consegue identificar proativamente problemas na rede, tanto em equipamentos como nos serviços.

A plataforma calcula mais de 6 mil indicadores-chave de desempenho (KPI’s, na sigla em inglês) e realiza mais de 15 bilhões de cálculos por dia na TIM, processando e disponibilizando os KPI’s para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) monitorar a qualidade dos serviços da operadora.

Através de um módulo de alarmes baseado em KPIs pré-definidos, a solução está integrada ao centro de monitoração e garante o acionamento das áreas responsáveis para avaliar e implementar as correções necessárias.

"A adoção do Altaia é um passo importante para assegurar o completo gerenciamento das redes e seus indicadores, garantindo escalabilidade e velocidade nas novas integrações, monitoração em near real time e aprimoramento da experiência do cliente durante a utilização dos nossos serviços fixos e móveis”, afirma Michelle Bastos Lage Ferreira, diretora de CTIO governance na TIM.

Para Cleverson Novo, diretor comercial e de marketing da Open Labs, um outro destaque do projeto Altaia da TIM será maximizar a eficiência operacional, uma vez que evita atividades manuais e faz com que a equipe técnica se concentre em sanar a causa raiz do problema.

"O Altaia é uma solução flexível, permitindo que seja facilmente adaptado aos processos de negócio da operadora, de forma que as equipes de operação tenham total controle do estado da rede e serviços, gerindo e evoluindo seus próprios KPI’s, limiares de desempenho, dashboards, entre outros”, conta Cleverson Novo.

O Altaia faz parte da solução NOSSIS One, da Altice Labs, matriz da Open Labs, solução que prevê um conjunto de funções relacionadas à gestão de redes e serviços de telecom, suportando as áreas de operação de redes e serviços. 

No mercado de telecom, sistemas que atuam nestes domínios são chamados de Sistemas de Suporte à Operação (ou OSS’s, na sigla em inglês).

Parte do Grupo Altice Labs, com sede em Portugal e no Brasil, a Open Labs SA desenvolve sistemas nas áreas de negócios, operações, redes, TV e mídia. No Brasil, a empresa tem  unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.

A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia. Em 2020, a empresa listada na B3 e na NYSE lucrou R$ 1,8 bilhão, baixa de 49,1% em relação ao ano anterior.